domingo, 29 de abril de 2012

HISTÓRIA PARA CAVALO DORMIR: CENTAUROS CAPTURAM LADRÕES

ESTAVA DEITADO EM MINHA PRIVATIVA NO ESTÁBULO QUANDO FUI DESPERTADO POR UMA BATIDA NA PORTA DE MADEIRA. AO MEU LADO, MEU PARCEIRO JARBAS SEGUIA DORMINDO QUANDO ME PUS DE PÉ E ABRI A PARTE SUPERIOR DA FOLHA BIPARTIDA. - DESCULPE ACORDÁ-LO, SENHOR, MAS ACHO QUE OUVI UM BARULHO ESTRANHO NA CASA GRANDE... - MUITO BEM, SEU ORLANDO. VOU PEGAR MEU RIFLE E ACORDAR O JARBAS -DISSE, FECHANDO A PORTA. PEGUEI UMA CAMISA NO CABIDE -AO CONTRÁRIO DO MARIDÃO, NÃO GOSTAVA DE ANDAR COM O TORSO DESNUDO-, LAVEI O ROSTO, CARREGUEI O RIFLE E, ENTÃO, ME ABAIXEI PARA ACORDÁ-LO COM UM BEIJO. - ACORDA, GARANHÃO! TEM UM ASSALTANTE NA CASA GRANDE...-DISSE, CIENTE DE QUE ESSA INFORMAÇÃO O PORIA IMEDIATAMENTE DE PÉ. SAÍMOS DA BAIA PARA ENCONTRAR O SEU ORLANDO JÁ ACOMPANHADO DE OUTROS HOMENS DA FAZENDA. EU E O JARBAS ÉRAMOS OS ÚNICOS CENTAUROS DAS REDONDEZAS. AINDA BOCEJANDO E ESPREGUIÇANDO-SE, ELE DEFINIU UMA ESTRATÉGIA DE APROXIMAÇÃO. OS HOMENS OUVIAM-NO COM ATENÇÃO, AS CABEÇAS ERGUIDAS EM DIREÇÃO AO ALTÍSSIMO HOMEM-CAVALO. O RESPEITO SEMPRE EXISTIRA À DESPEITO DE SERMOS DOIS CENTAUROS GAYS. APÓS A EXPLICAÇÃO, NOS DIVIDIMOS EM DOIS GRUPOS. MEU GRUPO CONTORNARIA O ESTÁBULO PARA CERCAR A CASA GRANDE POR TRÁS ENQUANTO O GRUPO DO JARBAS AVANÇARIA PELA FRENTE. E ASSIM FOI FEITO... LOGO DESCOBRIMOS A JANELA ARROMBADA PARA, EM SEGUIDA, CERCARMOS OS MELIANTES -DOIS BELOS RAPAGÕES DROGADOS QUE ROUBAVAM PARA SUSTENTAR O VÍCIO. AO NOS VEREM, ELES IMAGINARAM AINDA ESTAR SOB O EFEITO DA DROGA, INCRÉDULOS COM A VISÃO DE DOIS CENTAUROS: - EI, MANO! ESSA DROGA É MESMO MANEIRA! TU TÁ VENDO O QUE EU TÔ VENDO? DOIS CENTAUROS, MEU... -DISSE O RAPAZ DE CABEÇA RASPADA E DUAS ARGOLAS NAS ORELHAS. - SÃO DOIS CAVALOS OU DOIS JEGUES? -RESPONDEU O OUTRO RAPAZ, MAIS JOVEM E VISIVELMENTE MAIS ALTERADO QUE O O PARCEIRO. - OU SERIAM DUAS MULAS? -DEVOLVEU O OUTRO, COMEÇANDO A RELINCHAR... - CABRA, POSSO TE GARANTIR QUE O GARANHÃO AQUI É BEM REAL - DEVOLVEU, FURIOSO, O JARBAS, INCOMODADO PELA JOCOSIDADE COM QUE OS DROGADOS NOS TRATAVAM, AGARRANDO O MAIS NOVO E O ERGUENDO DOM CHÃO. EM MOMENTOS ASSIM. BATIA A CONSCIÊNCIA QUE NOSSA CONDIÇÃO DE GAYS ERA MOTIVO DE COMENTÁRIOS E CHACOTAS POR PARTE DO PESSOAL DA FAZENDA E DAS REDONDEZAS. E POR QUE NÃO SERIAM, EU ME PERGUNTAVA. E, POR MAIS QUE CONSIDERASSE ALGO NORMAL E ESPERADO, NÃO CONSEGUIA EVITAR O CHOQUE. SER CHAMADOS DE MULAS MEXEU CONOSCO. O JARBAS, DE SANGUE MAIS QUENTE, JOGOU O JOVEM NO CHÃO E PEGOU O CARECÃO PELO PESCOÇO. OS HOMENS OLHAVAM-SE ENTRE SI E EM MINHA DIREÇÃO, ATÔNITOS, SEM SABER O QUE FAZER. - LIGUE PARA O DELEGADO, SEU ORLANDO! -ORDENEI, ENQUANTO ENTREGAVA O RIFLE PARA O LUCAS, MEU AJUDANTE DE ORDENS. - VOCÊS PODEM IR SE RECOLHER QUE AMANHÃ O DIA SERÁ PUXADO. EU E O CARLOS VAMOS MANTER OS LADRÕES AQUI ATÉ A CHEGADA DA VIATURA -DISSE, JARBAS.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

QUATRO PATAS: INCENTIVO À EMPREGABILIDADE CENTAURINA

APÓS QUASE UM ANO VIVENDO DE SALÁRIO-DESEMPREGO, CONSEGUI UM TRABALHO DE ALMOXARIFE EM UMA REVENDEDORA DE AUTOMÓVEIS. ISSO GRAÇAS À NOVA LEI QUE INSTITUIU COTAS ESPECÍFICAS PARA CENTAUROS E SILENIS -UMA VELHA E JUSTA REINVINDICAÇÃO DA CATEGORIA. POR DEMANDAR A MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS PESADAS, A POSIÇÃO ERA INDICADA PARA CENTAUROS. DISPUTEI A VAGA COM UM GARANHÃO MALHADO QUE MAL SABIA AS QUATRO OPERAÇÕES BÁSICAS -FELIZMENTE A VAGA ERA PARA UM CARGO SEM CONTATO COM O PÚBLICO, POIS O CARA ERA MUITO BONITO...
FOI UM BAITA ALÍVIO PODER FINALMENTE ALUGAR UM IMÓVEL E DEIXAR A CASA DOS PAIS DA MINHA MULHER, QUE JÁ HAVIA SOFRIDO UMA ENORME PRESSÃO PARA NÃO SE CASAR COM UM CENTAURO COMO EU. A PAIXÃO FOI MAIOR E DURANTE OS DOIS ÚLTIMOS ANOS VIVEMOS À MARGEM DA FAMÍLIA DELA -ATÉ O NASCIMENTO DO NOSSO PRIMOGÊNITO: UM POTRINHO BONITO COMO A MÃE QUE HERDOU OS PÊLOS BRANCOS DO PAI. O GAROTO ERA, NA VERDADE, UM SILENI QUE, APESAR DOS CASCOS E DO RABÃO DE CAVALO, CONQUISTOU O CORAÇÃO DOS AVÓS MATERNOS.
MAL PUDE ACREDITAR QUANDO NOS MUDAMOS PARA NOSSA PRÓPRIA CASA -NÃO AGUENTAVA MAIS A INADEQUAÇÃO QUE SENTIA NA CASA DOS MEUS SOGROS. ALÉM DA QUESTÃO FÍSICA, DA EXIGUIDADE DO ESPAÇO PARA MINHA MOVIMENTAÇÃO, HAVIA A SENSAÇÃO DE FRACASSO INERENTE À QUEM ESTÁ DESEMPREGADO -SENSAÇÃO ESSA QUE O SOGRÃO ADORAVA REFORÇAR! EM NOSSA ÚLTIMA DISCUSSÃO ELE ALEGOU QUE EU SÓ SERVIA PARA PRODUZIR ESTRUME, REFERINDO-SE AO USO QUE MINHA PRAGMÁTICA SOGRA FAZIA DAS FEZES DO GENRO E DO NETO. "ESTRUME DE CAVALO É UM DOS MELHORES ADUBOS QUE EXISTEM...", JUSTIFICAVA.
TAMBÉM POR CONTA DELA, O FELIPE LIDAVA SUPERBEM COM O FATO DE SER UM SILENI -ELE ADORAVA TER CASCOS E CUIDAVA DA CAUDA COM UM ZÊLO ABSURDO. ERA COMUM VÊ-LO A ESCOVAR O RABÃO ENQUANTO ASSITIA FUTEBOL NA TV COM O AVÔ. EU PREFERIA JOGAR SINUCA NO BAR DO ARNALDO, QUE FEZ UM PUXADINHO PARA CRIAR MAIS ESPAÇO PARA OS NOVOS CLIENTES DE QUATRO PATAS -QUE, POR ENQUANTO, SE RESUME AO GARANHÃO QUE ESBOÇA ESSAS TORTUOSAS LINHAS...

quinta-feira, 26 de abril de 2012

PINTURA: 'CENTAUR & WOMAN'

TELA DO PINTOR ESPANHOL FERNANDO ALVAREZ SOTOMAYOR (1875/1960) RETRATANDO O RESGATE DE UMA JOVEM PERDIDA NA FLORESTA POR UM JOVEM CENTAURO.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

ESCULTURA: DOM ALBERTO CASTILHO

ESTÁTUA DO ARTISTA GUATEMATELCO BIANOR EM HOMENAGEM AO FUNDADOR DA CIDADE DE CASTILHA. GENERAL QUE COMANDAVA O ESQUADRÃO DE CAVALARIA DO EXÉRCITO E SE NOTABILIZOU PELOS INÚMEROS SUCESSOS NOS CAMPOS DE BATALHA CONTRA OS COLONIZADORES ESPANHÓIS. FILHO DE FAZENDEIRO, O JOVEM CENTAURO TEVE UMA EDUCAÇÃO PRIMOROSA E PARTICIPOU DA GESTAÇÃO DO MOVIMENTO DE INDEPENDÊNCIA DO PAÍS -SUA CONDIÇÃO DE CENTAURO NUNCA FOI EMPECILHO PARA SEUS DESEJOS E, APÓS A VITÓRIA NOS CAMPOS DA AMÉRICA CENTRAL, TORNOU-SE UM DOS FUNDADORES DO EXÉRCITO NACIONAL. CASTILHA, HOJE UMA CIDADE TURÍSTICA COM CERCA DE 200.000 HABITANTES, CONTA COM UMA DAS MAIORES POPULAÇÕES CENTAURINAS DO MUNDO - ALGO COMO 18,5% DA POPULAÇÃO. OU 37.000 ALMAS, ENTRE HOMENS-CAVALOS E SILENIS! NÃO POR ACASO, A CIDADE JÁ COMEÇA A GANHAR FAMA COMO A HOLANDA DA AMÉRICA CENTRAL -UMA CONSEQUÊNCIA DA UTILIZAÇÃO COMO ADUBO DOS DEJETOS PRODUZIDOS PELOS HABITANTES COM CASCOS. O ADUBO DE ORIGEM EQUINA É UM DOS MAIS EFICAZES QUE EXISTEM, SÓ PERDENDO PARA O PRODUZIDO PELAS AVES...

sexta-feira, 13 de abril de 2012

ACHO QUE VI UM CENTAURO: PROBLEMAS COM O CASCO DIANTEIRO DIREITO DO CAVALÃO

O DIA MAL COMEÇARA QUANDO VI, AO LONGE, A SILHUETA DO QUE PARECIA SER UM CAVALEIRO A MONTAR UM CAVALO TRÔPEGO. COM VISÍVEL DIFICULDADE, O POBRE ANIMAL AVANÇAVA. A MEDIDA QUE SE APROXIMAVA, PUDE PERCEBER QUE TRATAVA-SE, AFINAL, DE UM ...CENTAURO! UM JOVEM E BELO HOMEM-CAVALO QUE MANCAVA DA PATA DIANTEIRA DIREITA E QUE PROVOCOU UM PEQUENO ALVOROÇO ENTRE FRENTISTAS, FUNCIONÁRIOS E CLIENTES DO POSTO DE COMBUSTÍVEL NO MEIO DA ESTRADA QUE LEVAVA À QUIXELÔ.
- BOM DIA!-FALOU O CENTAURO, COM ABOLUTA NATURALIDADE EM MEIO AOS MUITOS OLHARES CURIOSOS, EMENDANDO EM SEGUIDA:" VOCÊS CONHECEM ALGUM FERREIRO QUE POSSA DAR UMA CHECADA NO MEU CASCO?"
- CARA, TAÍ UM SERVIÇO QUE HÁ MUITO TEMPO NINGUÉM PROCURA -RESPONDI, AINDA BESTA COM A VISÃO DO ANIMAL.
- IMAGINO QUE NÃO, MAS PRECISO AJUSTAR A FERRADURA NO MEU CASCO PARA PODER CONTINUAR MINHA CAVALGADA -RESPONDEU, MEIO CONSTERNADO, O CAVALÃO. ANSIOSO, ELE PASSAVA A MÃO PELA CABEÇA RASPADA E TINHA O TORSO MUSCULOSO E NU COBERTO POR UMA LÂMINA DE SUOR.
- MAS A GENTE DÁ UM JEITO, GARANHÃO! -DISSE, DISPOSTO A AJUDÁ-LO.
- OBRIGADO!
- SIGA-ME. VAMOS LÁ PARA TRÁS. NA OFICINA TENHO OS EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS E LÁ NÃO HAVERÁ TANTA GENTE A TE OBSERVAR...-DISSE, AVANÇANDO EM DIREÇÃO A PARTE POSTERIOR DO ESTABELECIMENTO.
- VOCÊ MANDA ...COMO É MESMO TEU NOME?
- ORLANDO. E O TEU?
- GOSTEI MUITO DE SER CHAMADO DE GARANHÃO, MEU...MAS MEU NOME É EDGARD.
- PÔRRA, É O QUE TU ÉS, EDGARD. UM BAITA DE UM GARANHÃO! UM BELO GARANHÃO...
- QUE BOM OUVIR ISSO...
- SABE QUE EU TINHA SONHOS NOS QUAIS ERA UM CENTAURO COMO VOCÊ?
- SÉRIO! NÃO DIGO QUE SEJA FÁCIL SER UM CENTAURO EM UM MUNDO DE HOMENS. MAS GOSTO DE SER O QUE SOU...
- PONHA A PATA AQUI, EDGARD. DEIXA EU VER MELHOR ESSE CASCO...ÓTIMO! BOM, VENDO-O AQUI DE BAIXO, É MAIS IMPRESSIONANTE AINDA MEU CHAPA...
- POIS É! SEMPRE IMPRESSIONA. E OLHA QUE NÃO ME CONSIDERO UM HOMEM PRESO À UM CORPO DE CAVALO. SOU UM GARANHÃO CUJO TORSO É HUMANO. NA FRENTE DO ESPELHO, AO RASPAR MINHA CABEÇA, FAZER A BARBA OU PASSAR DESODORANTE, SOU, ANTES DE TUDO, UM CAVALO. CURTO TER QUATRO PATAS. CURTO BALANÇAR MINHA CAUDA PESADA PARA ESPANTAR AS MOSCAS E AS CRIANÇAS QUE QUEREM BRINCAR EMBAIXO DE MIM... CURTO O CHEIRO QUE MEU PÊLO SUADO EXALA...
- EU TAMBÉM PENSARIA ASSIM SE FOSSE UM CENTAURO... -DISSE, OLHANDO EM SUA DIREÇÃO ENQUANTO AJUSTAVA A FERRADURA.
- SE VOCÊ TOPAR, POSSO DE DAR UMA CARONA PARA VOCÊ SENTIR O QUE É MONTAR NUM CENTAURO. TOPAS?
- CLARO! -DISSE , OS OLHOS BRILHANDO DE PRAZER ANTECIPADO.

terça-feira, 10 de abril de 2012

FILME: 'MEDÉIA', DE PASOLINI






LANÇADO EM 1969, 'MEDÉIA', DE PIER PAOLO PASOLINI TEM, NO PAPEL DA PROTAGONISTA, A DIVA LÍRICA MARIA CALLAS. O FILME CONTA TAMBÉM COM O ATOR FRANCÊS LAURENT TERZIEFF (1935/2010) NO PAPEL DO CENTAURO CHIRON, PRECEPTOR DE JASÃO -DE QUEM MEDÉIA ERA AMANTE E, AO SER ABANDONADA, PROVOCA UMA SÉRIE DE TRAGÉDIAS, QUE INCLUEM A MORTE DOS 3 FILHOS QUE TIVERA O CONQUISTADOR DO VELOCINO DE OURO E DE SUA NOVA PARCEIRA...TRÁGICO, NÃO?