sábado, 27 de outubro de 2012

HISTÓRIA PARA CAVALO DORMIR: VAQUEIROS QUADRÚPEDES NO NAVIO

AO RETORNAR AO NAVIO, PASSAMOS PERTO DOS TOUROS AMONTOADOS NA ENTRECOBERTA. SÃO OITOCENTOS, CARREGADOS ANTEONTEM À MEIA-NOITE, EM SALÔNICA, SOB O LUAR. OITOCENTOS TOUROS DA TESSÁLIA. CHEGAVAM CONDUZIDOS ENTRE DUAS CERCAS. O GUINDASTE RANGIA SOBRE SUAS ARTICULAÇÕES, UM PODEROSO GANCHO DESCIA RAPIDAMENTE SOBRE AS CABEÇAS. UM NÓ CORREDIO EM VOLTA DOS CHIFRES E UMA ORDEM BREVE; E O GANCHO SUBIA LEVANDO, SUSPENSA PELOS CHIFRES, AQUELA ENORME MASSA DE CARNE, DESCREVENDO UMA GRANDE CURVA; O MECANISMO SOLTAVA SUA CARGA; COMO UM POTE, O TOURO CHEGAVA AO FUNDO DO PORÃO, CAIA DE COSTAS, GIRANDO OLHOS ASSUSTADOS. SEM TEMPO DE RECUPERAR-SE, JÁ ERA EMPUNHADO PELA ARGOLA DO FOCINHO E SOLIDAMENTE AMARRADO. NO ANTRO DO PORÃO, UMA LAMPARINA MAL ILUMINAVA AS SILHUETAS DE TRÊS VAQUEIROS QUADRÚPEDES.
IÇADOS ATÉ ALI SUSPENSOS POR UMA MALHA DE CORDAS SOB SEUS DORSOS DE CAVALO, ELES EVITAVAM EXPOR-SE -EM ESPECIAL UM DELES, UM INCOMUM CENTAURO COM CABEÇA DE CAVALO SOBRE TORSO HUMANO.
- BOM, PESSOAL, ACHO MELHOR A GENTE SE DEITAR PARA DESCANSAR. AMANHÃ SERÁ UM DIA PUXADO. O DESCARREGO DOS TOUROS DEVE COMEÇAR NO MEIO DA MANHÃ -O QUE O SIGNIFICA QUE NOSSO IÇAMENTO AINDA ACONTECERÁ DURANTE O DIA- FALOU O ROBUSTO CENTAURO CHEFE DO GRUPO, O SUOR RELUZINDO NAQUELE AMBIENTE QUENTE E FÉTIDO.
- PENSE NUMA COISA CHATA, ESPECIALMENTE PARA MIM -DISSE O CENTAURO COM CARA DE CAVALO, PASSANDO AS MÃOS SOBRE O TORSO SUADO.
- RELAXA, OTÁVIO. EU CURTO SER ALVO DOS OLHARES ABESTALHADOS DAS PESSOAS -ME SINTO IMPONENTE, FORTE, UM ANIMAL MESMO. E ACHO ISSO MUITO BOM. TENTEM VER AS COISAS PELO LADO DELES: SOMOS A CONCRETIZAÇÃO DE UM DESEJO BEM DISSEMINADO ENTRE ELES...
- VOCÊ TÁ CERTO, MEU CHAPA. DEIXA EU IR ALI DAR UMA CAGADA...
- CARA, AMANHÃ AO DESEMBARCAMOS A PRIMEIRA COISA QUE VOU FAZER AO DESPACHAR OS TOUROS SERÁ TOMAR UM BANHO... E COMPRAR MAIS DESODORANTE -FALOU SÉRGIO, O CHEFE.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

QUATRO PATAS: CENTAUROS ACUSADOS DE FALSO ESTUPRO

OS DOIS MEMBROS DA GUARDA MUNICIPAL MONTADA ESTAVAM EM JULGAMENTO. CENTAUROS, ERAM ACUSADOS DO ESTUPRO DE UMA JOVEM MULHER QUE PASSEAVA PELO PARQUE BOTÂNICO DO MUNICÍPIO. O ASSUNTO, CLARO, VIROU MANCHETE DE JORNAL, VIRAL NA INTERNET E CAIU NA BOCA DO POVO -SERVINDO PARA INFLAMAR A JÁ TENSA RELAÇÃO ENTRE ESPÉCIES.
O QUE ERA UMA EXARCEBAÇÃO DA VERDADE -OS DOIS HOMENS-CAVALOS RECEONHECIAM QUE ERRARAM MAS JAMAIS CONFIRMARAM O ESTUPRO: TERIA SIDO UM ATO CONSENSUAL. DE FATO, SEGUNDO O DEPOIMENTO DE AMBOS, A JOVEM OS INCITARA A TER SEXO COM ELA, UMA FANTASIA SEXUAL QUE ELA QUERIA REALIZAR.
"COMO QUALQUER HOMEM SABE, A CARNE É FRACA: A MULHER INSISTIA, OFERECIA-SE SEM NENHUM PUDOR, INSINUAVA QUE SERÍAMOS GAYS... AÍ, PESARAM O HOMEM E O CAVALO QUE HABITAM EM MIM. ELA GOSTOU E IMPLORAVA POR MAIS. NÃO DEU TEMPO DE FAZER COM MEU PARCEIRO DE RONDA PORQUE DUAS MULHERES QUE CAMINHAVAM NA TRILHA NOS INTERROMPERAM" -TESTEMUNHOU UM DOS CENTAUROS.
O OUTRO CONFIRMOU A HISTÓRIA, ACRESCENTANDO: " AS DUAS MULHERES PARECIAM LOUCAS, INTROMETENDO-SE MESMO ANTE O REPÚDIO DA PRETENSA VÍTIMA: A JOVEM GRITAVA QUE IDEIA FORA DELA E QUE ELA ESTAVA GOSTANDO DE FAZER SEXO COM CENTAUROS. MAS ELAS INSISTIAM E LOGO UM PEQUENO GRUPO JUNTOU-SE E VIRAMOS 'OS CAVALOS DE PIRANHA' -FOMOS XINGADOS E ESPANCADOS: PUXARAM NOSSAS CAUDAS, BATIAM NO NOSSO DORSO. FOMOS SALVOS DE UM QUASE LINCHAMENTO POR POLICIAIS DO BATALHÃO AMBIENTAL. NOSSO CHEFE, TAMBÉM UM CENTAURO, ACHOU MAIS PRUDENTE NÃO ENVIAR OUTROS HOMENS-CAVALOS PARA APAZIGUAR OS ÂNIMOS."
CHAMADA A DEPOR, A 'VÍTIMA' CONFIRMOU TODA A HISTÓRIA, RECUSANDO-SE A AUTORIZAR A DENÚNCIA CONTRA OS GUARDAS MUNICIPAIS -PARA DESESPERO DE SEUS PAIS E ADVOGADO. O PROCESSO FOI ARQUIVADO E OS RÉUS LIBERADOS. MAS A CARGA ERÓTICA QUE AQUELES HOMENS ESPECIALÍSSIMOS -MEIO HOMEM, MEIO CAVALO- CARREGAM CONSIGO PERMANECEU INALTERADA NO SUBCONSCIENTE COLETIVO. A HIPOCRISIA, COMO ALEGARA A CORAJOSA MULHER, PREVALECERA...

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

VIVÊNCIA: LINDINALVO, ARTISTA PLÁSTICO E CAPATAZ

MINHA PRIMEIRA EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL DE PINTURAS OCORREU NA GALERIA DO ARTISTA, DE PROPRIEDADE DO MARCHAND ARMAND COUSTEAU -PIONEIRO NA COMERCIALIZAÇÃO DE ARTISTAS CENTAUROS. FOI ELE QUEM REVELOU O ESCULTOR MARANGUAPENSE FELIPE URDINESE (VER VIVÊNCIA, AGO/2011). COUSTEAU CUSTOU A TOMAR CONHECIMENTO DO MEU TRABALHO, O QUE OCORREU POR OCASIÃO DE SUA VISITA À SEDE DA FAZENDA ONDE EU ERA CAPATAZ. EU ESTAVA FORA, CONDUIZINDO UM REBANHO DE BOVINOS E SÓ SOUBE DO INTERESSE DELE POR MINHA OBRA AO RETORNAR. FIQUEI, CLARO, SURPRESO -AFINAL A TEMÁTICA É MUITO ESPECÍFICA: CENTAUROS.
ELE GOSTOU, PARTICULARMEMNTE, DA TELA RETRATANDO UM CENTAURO A BEBER ÁGUA NUM RIACHO, O TORSO HUMANO CURVADO A RECOLHER O LÍQUIDO NAS PALMAS DAS MÃOS. EM SUA NOVA VISITA A FAZENDA MOSTREI-LHE MEU ATELIER/ESTÁBULO REPLETO DE PEÇAS INACABADAS. ALTO, COM A BARBA CERRADA E O CABELO LONGO GRISALHOS, O HOMEM TINHA ESTILO. VESTIA UMA RIDÍCULA CALÇA SARUEL VERDE OLIVA, COTURNOS E UMA REGATA COLADA AO TORSO MUSCULOSO -REALÇANDO-LHE OS BÍCEPS ENORMES E AS AXILAS DEPILADAS. UM VIADÃO CINQUENTÃO QUE COMIA COM OS OLHOS OS PEÕES MAIS GRACIOSOS QUE PASSAVAM POR PERTO.
ELE ELOGIOU MIHA BELEZA E TALENTO E INTIMOU-ME A PREPARAR UMA EXPOSIÇÃO. FIQUEI BESTA E LISONJEADO COM A PROPOSTA -E A ACEITEI! MEUS PATRÕES INCENTIVARAM: ME DERAM FÉRIAS PARA QUE EU PUDESSE ME DEDICAR À PINTURA. MARCÃO, MEU COMPANHEIRO SILENI, ASSUMIU MEU LUGAR. UM MÊS DEPOIS EU ESTAVA INDO À CIDADE, CONDUZIDO NO TRAILER PARA TRANSPORTE DE ANIMAIS -O MARIDÃO PISANDO COM CUIDADO NO ACELERADOR E FREIOS COM SEUS CASCOS. BARBUDO, PÊLUDO, PARRUDO E CARECA COMO EU, O CARA TINHA ARGOLAS NAS ORELHAS, NO NARIZ E NA PONTA DO PAU. O QUE SEMPRE ME DEIXAVA ENCIUMADO -AQUELE PICÃO NU E O RABÃO TRANÇADO DE JOGADOR DE PÓLO FAZIAM EU ME SENTIR UM CAVALO... ELE ENTÃO ME COBRIA DE ATENÇÃO E CARINHO E EU VOLTAVA A ME SENTIR UM HOMEM-CAVALO, TALENTOSO E FELIZ. A PROPÓSITO, O CAVALÃO CARECA DE ORELHAS PONTUDAS EXERCITANDO-SE COM PESO É UM AUTO-RETRATO...

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

ESCULTURA: FOUNTAIN OF THE CENTAURS

BELO CONJUNTO DE ESCULTURAS DA FOUNTAIN OF THE CENTAURS, EM VROSKIZGI, NA CROÁCIA. DE AUTORIA DA ARTISTA PLÁSTICA JULIE GRACE, CONHECIDA POR SEU TRABALHO COM ESCULTURAS EQUINAS. "MINHA FONTE DE INSPIRAÇÃO ESTÁ DENTRO DE CASA: MEU MARIDÃO, CHRISTOPHER, É UM CENTAURO! NÃO CANSO DE ADMIRÁ-LO E PERCEBER NOVAS E INSTIGANTES POSIÇÕES PARA MEUS TRABALHOS. É CLARO QUE SOFREMOS PRECONCEITO -MINHA FAMÍLIA NÃO O ACEITOU DE IMEDIATO. SÓ ANOS DEPOIS, COM O NASCIMENTO DE NOSSOS FILHOS SILENIS, AS COISAS MELHORARAM. NADA QUE OUTROS CASAIS DE ESPÉCIES DIFERENTES NÃO TENHAM ENFRETADO...", DIZ A BELA MULHER, QUE COSTUMA ADENTRAR SUAS VERNISAGES MONTADA NO ESPOSO.

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

CAVALGADA: BOTANDO A BOCA NO TROMBONE

NO MEU ÚLTIMO ANIVERSÁRIO, OS COWBOYS DA FAZENDA ME PRESENTEARAM COM UM MEGAFONE -QUE MOSTROU-SE UMA FERRAMENTA ESSENCIAL PARA O NOSSO DIA-A-DIA NAS PASTAGENS, CONTROLANDO REBANHOS DE CAVALOS E BOVINOS. É UM TRABALHO PUXADO E, NA CONDIÇÃO DE CAPATAZ, SOU O RESPONSÁVEL POR TUDO. UMA POSIÇÃO CONQUISTADA COM MUITO SUOR, QUE SURPREENDEU À MUITOS: EU ERA O PRIMEIRO CAPATAZ CENTAURO DA REGIÃO -ONDE, ALIÁS, HOMENS-CAVALOS SÃO UMA RARIDADE. MORO NUMA DAS BAIAS DO ESTÁBULO PRINCIPAL DA PROPRIEDADE, JUNTO DOS CAVALOS MAIS VALIOSOS DO PLANTEL DO PATRÃO. UMA BAIA BEM TRANSADA, CLARO: TEM UMA MINICOZINHA E UM BEM EQUIPADO HOME-THEATER ONDE O PESSOAL COSTUMA ASSITIR O FUTEBOL. NO GUARDA-ROUPA, MINHA COLEÇÃO DE CAMISAS DE MANGAS LONGAS QUE USO NO TRABALHO. COMO NÃO CURTO ANDAR SEM CAMISA EM MEIO ÀS PESSOAS, ABUSO DAS REGATAS NAS HORAS LIVRES. SÓ AS DISPENSO QUANDO QUERO SUAR O CORPÃO NUMA CAVALGADA -AÍ CURTO SENTI O SUOR ESCORRER PELA MEU TORSO E ENCHARCAR O PELO DE MINHA PORÇÃO EQUINA.
NESSAS OCASIÕES PREFIRO ESTÁ SÓ. ESSA COISA DA SOLIDÃO SEMPRE FEZ PARTE DA MINHA VIDA -ALGO QUE MINHA CONDIÇÃO DE CENTAURO SÓ EXARCEBOU. PREFIRO VIVENCIAR ISSO A FICAR TENTANDO ME ENQUADRAR NOS EVENTOS SOCIAIS QUE APARECEM. PROFISSIONALMENTE ESTABILIZADO E FELIZ, GOSTARIA DE TER UM PARCEIRO PARA DIVIDIR A VIDA. MAS ENQUANTO ESSE PARCEIRO NÃO DÁ AS CARAS, SIGO A TRABALHAR COMO UM CAVALO...EH! EH! EH!