terça-feira, 29 de janeiro de 2013

CAVALGADA: ESCAPANDO DA ENCHENTE

FOI TUDO MUITO RÁPIDO! SÓ DEU TEMPO DE ABRIR AS COCHEIRAS E CONDUZIR OS CAVALOS PARA UM LUGAR MAIS ALTO. SOUBE, DEPOIS, QUE NO HARAS VIZINHO, TRÊS CAVALOS HAVIAM SIDO ARRASTADOS PELA ENXURRADA, JUNTOS COM O TRATADOR -UMA TRAGÉDIA HORRÍVEL! POR AQUI, O FATO DE SER UM CENTAURO FOI FUNDAMENTAL PARA O SUCESSO NO RESGATE DOS ANIMAIS -O PESO PRÓPRIO IMPEDIU-ME DE, TAMBÉM, SER LEVADO PELAS ÁGUAS. LEVEI-OS PARA UMA COLINA PRÓXIMA, AMARREIO-OS E DESCI PARA TENTAR AJUDAR AS PESSOAS CUJAS CASAS ESTAVAM ALAGADAS.
AO ME VEREM ELAS ME PEDIAM AJUDA: TRANSPORTEI UMAS TRÊS SENHORAS MONTADAS EM MIM, ALÉM DE UM VELHINHA CUJO CÃO EU CARREGAVA NOS BRAÇOS. A VELHA MULHER CHORAVA QUANDO A DEIXEI EM SEGURANÇA E ME FEZ CURVAR PARA QUE ME BEIJASSE O ROSTO -"OBRIGADO, MEU FILHO!", ELA NÃO CANSAVA DE DIZER. MAL VOLTEI AO EPICENTRO DA TRAGÉDIA, FUI SOLICITADO PARA TRANSFERIR UMA GRÁVIDA DE OITO MESES ATÉ O HOSPITAL -UMA TAREFA DIFÍCIL QUE, FELIZMENTE, CORREU BEM. LOGO DEPOIS MEU PATRÃO CHEGOU TRZENDO TRÊS TRAILERS PARA TRANSPORTAR OS CAVALOS PARA A OUTRA FAZENDA, JÁ QUE O HARAS PRECISARIA SER RECONSTRUÍDO. EM UM DELES VEIO OTÁVIO, O OUTRO TRATADOR CENTAURO. COM A CAMISETA ENCHARCADA, O BELO ANIMAL ME ABRAÇOU COM FORÇA ANTES DE COMEÇARMOS A ACOMODAR OS ANIMAIS PARA A TRANSFERÊNCIA, SEMPRE SOB UMA CHUVA INTERMITENTE.
AGUARDANDO O RETORNO DOS CARROS, EU E OTÁVIO NOS CONCENTRAMOS EM AJUDAR MAIS GENTE. UMA MOÇA, SALVA PELOS BRAÇOS BEM FORNIDOS DO CENTAURO-GALÃ, ESTAVA EUFÓRICA, COBRINDO-O DE BEIJOS. "PENA QUE VOCÊ NÃO SEJA DO MEU TAMANHO', DISSE ELA, PROVOCANDO RISOS TÍMIDOS NUM MOMENTO DE TRISTEZA GENERALIZADA. DEPOIS QUE OS CAVALOS FORAM TODOS EMBARCADOS, DECIDIMOS FICAR PARA CUIDAR DO HARAS ARRASADO PELA ENCHENTE E SEGUIR AJUDANDO A COMUNIDADE. FOI EM MEIO A ESSE CAOS QUE ACABAMOS POR NOS APAIXONAR -IRREMEDIAVELMENTE...

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

HISTÓRIA PARA CAVALO DORMIR: A EDUCAÇÃO DE UM POTRO

-HERALDO, VOCÊ TEM CERTEZA QUE ESSA É A MELHOR OPÇÃO?
- TENHO, MEU QUERIDO! O ROGÉRIO É UM EXCELENTE TREINADOR DE POTROS -UM DOS MAIS REQUISITADOS DO MERCADO. FALEI COM OUTROS PAIS QUE TINHAM O MESMO PROBLEMA QUE TEMOS COM NOSSO POTRINHO REBELDE -FALEI, AJEITANDO AS BRAÇADEIRAS DE COURO QUE USO NOS PULSOS.
- FICO COM PENA DO BICHINHO... -COMENTOU O MARIDÃO, QUE TINHA UM CORAÇÃO DE BOI APESAR DA CARA DE POUQUÍSSIMOS AMIGOS.
- É PARA O BEM DELE. ELE PRECISA APRENDER A SE COMPORTAR E CONTROLAR SEUS INSTINTOS EQUINOS. COMO NÓS BEM SABEMOS NÃO É FÁCIL, ESPECIALMENTE NA IDADE DELE -ACRESCENTEI, OBSERVANDO NOSSO FILHOTE A EXERCITAR-SE COM ESCUDO E ESPADA PARA OTIMIZAR SUA COORDENAÇÃO MOTORA.
-EU ACHO O INSTRUTOR MUITO MAGRO...QUE CINTURA É ESSA?
- ELE É ADESTRADOR, NÃO É UM PREPARADOR FÍSICO, MEU LINDO! -FALEI, OLHANDO PARA O COLAR QUE LHE DERA NA NOITE ANTERIOR.
- FICOU BEM, NÃO? -ELE FALOU, RINDO TÍMIDAMENTE, COMO SE NÃO TIVESSE O DIREITO DE SER VAIDOSO.
- CASOU PERFEITAMENTE COM ESSE TEU PEITORAL MAGNÍFICO, COMO EU TE DISSE... -FALEI, PASSANDO A MÃO NO SEU PEITO MUSCULOSOS E LISO, ANTES DE DESLIZÁ-LA NA SUA CABEÇA RASPADA, UM AFETO QUE ELE ADORAVA.
DESTA VEZ ELE ME SURPREENDEU AO MANTER MEU BRAÇO ELEVADO ENQUANTO DAVA UMA CAFUNGADA NO MEU SUVACO. O INSTRUTOR FEZ QUE NÃO VIU ENQUANTO NÓS, DOIS CAVALÕES, TROCAVÁMOS CARÍCIAS. RETRIBUÍ O GESTO COM UM BEIJO, PUXANDO SEU ROSTO PELO CAVANHAQUE QUE EU NÃO DEIXAVA ELE TIRAR.
-ACHO BOM PARAMOS POR AQUI OU A COISA FOGE DO CONTROLE, HERALDO -DISSE O MARIDÃO, COBERTO DE RAZÃO.
- OK! VOU VOLTAR PARA O QUARTEL. AINDA TENHO TESTES A MINISTRAR -DISSE, AFASTANDO-ME...
- EU NÃO SEI SE VOU AGUENTAR VER ESSA TUA TRASEIRA LINDA ASSIM TÃO EXPOSTA COM A CAUDA CORTADA -ELE DISSE, TROTANDO FACEIRO EM MINHA DIREÇÃO.
- VOCÊ GOSTOU? É NORMA NO QUARTEL AGORA...
- ADOREI! EU E TODOS OS OUTROS CENTAUROS...
- DEIXE DE CIÚMES, MEU QUERIDO. TU SABES QUE ESSE RABO TEM DONO... -FALEI, DISPARANDO EM GALOPE.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

ESCULTURA: 'CENTAURO' BY ADRIAN GERRÉ

ESCULTURA QUE ADORNA O PÁTIO INTERNO DA PRIMEIRA ESCOLA ESTADUAL A ACEITAR ALUNOS QUADRÚPEDES. A BELA ESTÁTUA FOI DOADA POR UM EX-ALUNO DA MESMA, NÃO POR ACASO, UM CENTAURO. SE, AO TEMPO DE SEUS ESTUDOS, ADRIAN ERA O ÚNICO HOMEM-CAVALO DA ESCOLA, HOJE A CENA É OUTRA: A MÉDIA É DE QUASE DOIS CENTAUROS POR TURMA. INTEGRAÇÃO QUE SE ESTENDE À SALA DOS PROFESSORES -QUATRO MESTRES TAMBÉM SÃO CENTAUROS- E À PRÓPRIA RELAÇÃO ESCOLA-PAIS. UM BELO EXEMPLO A SER SEGUIDO...

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

VIVÊNCIA: ERIC, JORNALISTA

ERIC IANKS, REPÓRTER DE UM IMPORTANTE JORNAL DO SUL DOS ESTADOS UNIDOS TROUXE Á TONA O REAL ESTADO DA INDÚSTRIA DE CORRIDAS DE CAVALO NA AMÉRICA. A SITUAÇÃO É ALARMANTE! ATOLADA NA CULTURA DAS DROGAS, REGULAMENTAÇÕES INADEQUADAS E UMA TAXA DE COLAPSO FATAL -BEM SUPERIOR À ENCONTRADA EM OUTRAS PARTES DO MUNDO. NUM RECENTE PERÍODO DE TRÊS ANOS, MAIS DE 3.000 CAVALOS TIVERAM EXAMES TOXICOLÓGICOS POSITIVOS.
" FELIZMENTE A COMERCIALIZAÇÃO DE CARNE DE CAVALO NÃO É UM HÁBITO AQUI COMO NA EUROPA, EMBORA A UNIÃO EUROPÉIA PROÍBA O ABATE DE EQUINOS. O ABATE, ASSIM, É FEITO NO MÉXICO E NO CANADÁ, ONDE A PRÁTICA É LEGAL. ELES IMPORTAM CAVALOS AMERICANOS, MUITOS DELES ANIMAIS DE COMPETIÇÃO APOSENTADOS OU INCAPACITADOS. SEM FALAR QUE SÃO, SEGUNDO OS VETERINÁRIOS, 'FARMÁCIAS AMBULANTES'", ESCREVEU ERIC.
A INDÚSTRIA REAGIU ACUSANDO O PREMIADO JORNALISTA DE TENDENCIOSO POR SER, ELE PRÓPRIO, UM HOMEM-CAVALO. O TIRO, CONTUDO, SAIU PELA CULATRA. JORNAIS EM TODO O PAÍS REPUBLICARAM A MATÉRIA E ERIC RECEBEU O APOIO DE ASSOCIAÇÕES JORNALÍSTICAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS -ALÉM DO SUPORTE DE ENTIDADES CENTAURINAS MUNDO À FORA, COMO A FRANCESA (VER QUATRO PATAS).
SUA ENTREVISTA AO LATE SHOW DO DAVID LETTERMAN TEVE UMA DAS MAIORES AUDIÊNCIAS DA HISTÓRIA DO PROGRAMA. FOI A PARTIR DESSA ENTREVISTA QUE ELE ABOLIU O USO DE CAMISAS, DECIDIDO À MOSTRAR-SE COMO O ANIMAL QUE ERA. A MULHERADA, A CRIANÇADA E A COMUNIDADE GAY ADORARAM E O CARA VIROU UM POP STAR. A IDEIA É USAR ESSA VISIBILIDADE PARA AJUDAR A REVERTER O CONSUMO DE CARNE EQUINA NA EUROPA E TORNAR ILEGAL O ABATE DE CAVALOS NO MÉXICO E NO CANADÁ. A EUROPA, POR SINAL, É O PRÓXIMO DESTINO DO BELO E ARTICULADO JORNALISTA, QUE MUITOS ACHAM UM SÓSIA DO HUGH JACKMAN COM QUATRO PATAS. A VOZ DA RUA É MAIS OBJETIVA: BASTA O CARA APARECER E GRITOS DE 'GARANHÃO' ECOOAM PELOS QUATRO CANTOS. JUSTO E PRECISO.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

GRAVURA: 'DUELO DE BESTAS'

TRÊS DAS OBRAS QUE FAZEM DA PARTE DA COMENTADA EXPOSIÇÃO DO ARTISTA PLÁSTICO SELMINHO MAGDALENO, ENTITULADA 'DUELO DE BESTAS'. APESAR DE TER DITO QUE O TÍTULO REFERIA-SE Á SUA OPINIÃO DE QUE QUALQUER BRIGA ENVOLVE 'BESTAS', O TERMO FOI CONSIDERADO OFENSIVO POR ALGUNS CENTAUROS. "SELMINHO, MUITO MAROTAMENTE, TENTOU SE DESVENCILHAR DA TRAMA QUE URDIU MAS ENROLOU-SE AINDA MAIS. BEM TÍPICO DELE, FRISE-SE... "-COMENTOU AURÉLIO, JORNALISTA E CRÍTICO DE ARTE. "NÓS, CENTAUROS, TENTAMOS LUTAR CONTRA ESSE PRECONCEITO ATRELADO À NOSSA CONDIÇÃO DE CAVALOS QUE DESCONSIDERA O FATO DE SERMOS, TAMBÉM, HOMENS.", VOCIFEROU O JORNALISTA -CUJA CRÍTICA TROUXE Á TONA ESSA CELEUMA. O TÍTULO DO ARTIGO DE PÁGINA INTEIRA ERA SUCINTO E DIRETO: "BESTA É TU!" EM LETRAS GARRAFAIS! NO TEXTO, REFERÊNCIA AOS NOVO BAIANOS DAVAM UM EMBASAMENTO TEÓRICO À SUA ARGUMENTAÇÃO. O MUNDINHO DAS ARTES PLÁSTICAS LOCAIS COMEÇA A FERVER: QUEM SOBREVIVER, VERÁ! É BRIGA DE CAVALO GRANDE!

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

QUATRO PATAS: 'VAI UM BIFE DE CAVALO AÍ?'

A CARNE EQUINA SEGUE SENDO UMA IGUARIA APRECIADA NA FRANÇA E OUTROS PAÍSES EUROPEUS. "A DEMANDA AINDA É FORTE, MAS AINDA POSSUO APENAS UM RESTAURANTE NA MINHA LISTA DE CLIENTES", INFORMA HENRI RAHUSSIER, AÇOUGUEIRO EM PARIS. SEGUNDO O ATACADISTA DE CARNE EQUINA JERÔME PASSLER, APROXIMADAMENTE 27 MIL TONELADAS SÃO CONSUMIDAS ANUALMENTE NA FRANÇA -UMA TRADIÇÃO QUE REMONTA À SEGUNDA GUERRA, QUANDO MÉDICOS PROMOVIAM SEU CONSUMO COMO UMA ALTERNATIVA ÀS DEMAIS CARNES, ENTÃO ESCASSAS.
O CONSUMO DE CARNE DE CAVALO SOFRE, CONTUDO, CRESCENTES PROTESTOS -ESPECIALMENTE DA COMUNIDADE CENTAURINA, QUE BUSCA CONSCIENTIZAR A POPULAÇÃO QUANTO À INADEQUAÇÃO DO SEU CONSUMO. UMA DAS PEÇAS PUBLICITÁRIAS VINCULA-A Á CARNE DE CACHORRO, UMA EXCENTRICIDADE IMPENSÁVEL NO OCIDENTE. "É REVOLTANTE VER AÇOUGUES VENDENDO CARNE DE CAVALO QUANDO SE É UM CENTAURO"-AFIRMA CÉDRIC PRÉVIEN (FOTO), O CHARMOSO E BELO PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO CENTAURINA FRANCESA, UMA DAS MAIS ATIVAS DO MUNDO.
"RECENTEMENTE TIVEMOS OUTRA VITÓRIA NESSA LUTA INGLÓRIA: A IMPORTAÇÃO DE CARNE EQUINA NORTE-AMERICANA FOI PROIBIDA, DEVIDO AO ALTO ÍNDICE DE DROGAS REGISTRADOS! É BOM FRISAR QUE PARTE DESSA CARNE VEM DE ANIMAIS DE COMPETIÇÃO -APOSENTADOS OU INVÁLIDOS- QUE SÃO ENVIADOS AO MÉXICO E AO CANADÁ PARA O ABATE E PROCESSAMENTO. JUNTAMENTE COM CENTAUROS ALEMÃES E ESPANHÓIS, ESTAMOS TENTANDO REVERTER ESSE TERRÍVEL HÁBITO ALIMENTAR QUE NÃO MAIS SE JUSTIFICA -ESPECIALMENTE QUANDO SE BUSCA UMA MAIOR INSERÇÃO DOS CENTAUROS NA SOCIEDADE."", CONCLUI O HOMEM-CAVALO.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

BODE EXPIATÓRIO: MIJANDO FORA DO PENICO

-AGORA TÁ EXPLICADO O FEDOR QUE EMANA DESSA PARTE DO PARQUE...
ESTAVA A ESVAZIAR A BEXIGA QUANDO OUVI O COMENTÁRIO. OLHEI AO REDOR E DEI DE CARA COM UM CIGANO SENTADO BEM PRÓXIMO, NUMA ELEVAÇÃO FORMADA DE PEDRAS.
-PÔ, MEU CHAPA, TU ESTÁS EXAGERANDO. NÃO IMPREGNEI O AMBIENTE COM CHEIRO DE URINA NÃO... -FALEI, DIRECIONANDO O JATO DE URINA PARA OS ARBUSTOS, ME SENTINDO MEIO IDIOTA POR NÃO TER USADO OS BANHEIROS ESPALHADOS PELO PARQUE.
- EU ACHO QUE A ENTRADA DE ANIMAIS É PERMITIDA NOS BANHEIROS PÚBLICOS DAQUI -FALOU O RAPAGÃO DE CABELOS LONGOS E CAVANHAQUE, CUTUCANDO O BODE AQUI COM VARA CURTÍSSIMA.
- VOCÊ TEM RAZÃO: UM SÁTIRO COMO EU PODE SIM USAR OS BANHEIROS. ACHO QUE É ESSE MEU LADO ANIMAL QUE FALA MAIS ALTO, ÀS VEZES...
- IMAGINO AS CRISES EXISTENCIAIS ENFRENTADAS POR TI -SER HOMEM? SER BODE?-CONTINUOU O CABRA, FAZENDO HORA COMIGO.
- NÃO TEM DISSO NÃO, MEU CAMARADA. A COISA É MAIS PALPÁVEL E VISÍVEL! -DISSE, SEGURANDO MEU PAU E DANDO UMA VOLTA PARA EXIBIR MEU CORPO DE FAUNO.
- CARA, É A PRIMEIRA VEZ QUE VEJO UM FAUNO! PENSEI QUE VOCÊS FOSSEM MENORES: TU ÉS GRANDÃO E PARRUDO!
- GENÉTICA FAVORÁVEL, CARA. E MUITA MALHAÇÃO, CLARO! UM BRAÇÃO DESSES DEMANDA TEMPO E MUITO SUOR.
- PRÁ NÃO FALAR NA BARRIGA DE JACARÉ, MEU. IMPRESSIONANTE!
ESTAVA GOSTANDO DO PAPO E DO RUMO QUE ELE TOMARIA. POR ISSO CHACOALHEI O PAU APÓS FINALMENTE ACABAR DE URINAR E ME APROXIMEI DO CIGANO. OBVIAMENTE NÃO LHE ESTENDI A MÃO QUANDO ELE ME ESTENDEU A DELE... ELE PARECEU NÃO ENTENDER E, ENTÃO, APÓS UM SIGNIFICATIVO DELAY,CAIU NA GARGALHADA, SALTANDO DAS PEDRAS E CIRCULANDO EM TORNO DE MIM.
- CARA, TÕ ME SENTINDO UM BICHO NO ZOOLÓGICO
- DESCULPE! EU ESTOU IMPRESSIONADO, MESMO...-DISSE, DESNECESSARIAMENTE.
- CARA, NÃO HÁ NADA DE MAIS EM SER UM HOMEM QUE É MEIO BODE. TENHO PATAS, CASCOS, RABO E CHIFRES COMO QUALQUER CAPRINO...
- MAS TEU ROSTO É REDONDO, COM ORELHAS NORMAIS. SE NÃO FOSSEM OS CHIFRES E SE O VISSE APENAS DA CINTURA PARA CIMA, NÃO DARIA PARA SACAR QUE TU ÉS UM SÁTIRO, MEU!
-PRÁ VOCÊ VÊ: DE FATO, O TEU ROSTO, POR EXEMPLO, É MAIS TÍPICO DOS SÁTIROS -O MESMO FORMATO, O CAVANHAQUE...
- TAMBÉM ACHO. POR ISSO ESTRANHEI ESSE TEU ROSTO DE ANGLO-SAXÃO BEM NUTRIDO.
- ISSO É UM ELOGIO? -FRESQUEI, COÇANDO O RABO.
- HEI, A FAMA DE MULHERENGO DOS SÁTIROS É REAL?
- NA VERDADE,SOMOS PANSEXUAIS! -FALEI, ENCARANDO-O.
- EU APOSTO QUE SIM. -FALOU O CIGANO, COM UMA EREÇÃO JÁ VISÍVEL MESMO SOB O FARTO TECIDO DA CALÇA, ENQUANTO ME PUXAVA PELO RABO.
O CARA PARECIA SABER QUE EU ADORAVA QUE ME PUXASSEM PELO RABO -MESMO SENDO UM RABO CURTO, O QUE IMPLICAVA DEIXAR MINHAS NÁDEGAS RIJAS E PARCIALMENTE PÊLUDAS À VISTA. FOI ENTÃO QUE EU SOLTEI UM BERRO, EXTERNANDO O BODE QUE EU ERA. O CIGANO SURPREENDEU-SE UMA VEZ MAIS E DEU OUTRA SONORA E BELA GARGALHADA ANTES DE TASCAR UM BEIJO.
- ADOREI TEU BERRO, CARA. MAS CUIDADO COM ESSES CHIFRES, OK?
- RELAXA, CIGANO, QUE O BODÃO AQUI SE GARANTE...

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

HUMOR CAVALAR: O PESO DA DIFERENÇA

-SE VOCÊ NÃO SE IMPORTAR, GOSTARIA DE DIVULGAR ESSE CASO NUMA PUBLICAÇÃO MÉDICA...
- DOUTOR, DIGAMOS QUE NÃO A PRIMEIRA VEZ QUE ISSO OCORRE. ME PARECE ESTRANHO QUE NÓS, CENTAUROS, AINDA SEJAMOS TRATAMOS COMO CURIOSIDADE MÉDICA... MAS VÁ LÁ: PODE DIVULGAR MEU CASO, SIM!