quarta-feira, 17 de outubro de 2012

VIVÊNCIA: LINDINALVO, ARTISTA PLÁSTICO E CAPATAZ

MINHA PRIMEIRA EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL DE PINTURAS OCORREU NA GALERIA DO ARTISTA, DE PROPRIEDADE DO MARCHAND ARMAND COUSTEAU -PIONEIRO NA COMERCIALIZAÇÃO DE ARTISTAS CENTAUROS. FOI ELE QUEM REVELOU O ESCULTOR MARANGUAPENSE FELIPE URDINESE (VER VIVÊNCIA, AGO/2011). COUSTEAU CUSTOU A TOMAR CONHECIMENTO DO MEU TRABALHO, O QUE OCORREU POR OCASIÃO DE SUA VISITA À SEDE DA FAZENDA ONDE EU ERA CAPATAZ. EU ESTAVA FORA, CONDUIZINDO UM REBANHO DE BOVINOS E SÓ SOUBE DO INTERESSE DELE POR MINHA OBRA AO RETORNAR. FIQUEI, CLARO, SURPRESO -AFINAL A TEMÁTICA É MUITO ESPECÍFICA: CENTAUROS.
ELE GOSTOU, PARTICULARMEMNTE, DA TELA RETRATANDO UM CENTAURO A BEBER ÁGUA NUM RIACHO, O TORSO HUMANO CURVADO A RECOLHER O LÍQUIDO NAS PALMAS DAS MÃOS. EM SUA NOVA VISITA A FAZENDA MOSTREI-LHE MEU ATELIER/ESTÁBULO REPLETO DE PEÇAS INACABADAS. ALTO, COM A BARBA CERRADA E O CABELO LONGO GRISALHOS, O HOMEM TINHA ESTILO. VESTIA UMA RIDÍCULA CALÇA SARUEL VERDE OLIVA, COTURNOS E UMA REGATA COLADA AO TORSO MUSCULOSO -REALÇANDO-LHE OS BÍCEPS ENORMES E AS AXILAS DEPILADAS. UM VIADÃO CINQUENTÃO QUE COMIA COM OS OLHOS OS PEÕES MAIS GRACIOSOS QUE PASSAVAM POR PERTO.
ELE ELOGIOU MIHA BELEZA E TALENTO E INTIMOU-ME A PREPARAR UMA EXPOSIÇÃO. FIQUEI BESTA E LISONJEADO COM A PROPOSTA -E A ACEITEI! MEUS PATRÕES INCENTIVARAM: ME DERAM FÉRIAS PARA QUE EU PUDESSE ME DEDICAR À PINTURA. MARCÃO, MEU COMPANHEIRO SILENI, ASSUMIU MEU LUGAR. UM MÊS DEPOIS EU ESTAVA INDO À CIDADE, CONDUZIDO NO TRAILER PARA TRANSPORTE DE ANIMAIS -O MARIDÃO PISANDO COM CUIDADO NO ACELERADOR E FREIOS COM SEUS CASCOS. BARBUDO, PÊLUDO, PARRUDO E CARECA COMO EU, O CARA TINHA ARGOLAS NAS ORELHAS, NO NARIZ E NA PONTA DO PAU. O QUE SEMPRE ME DEIXAVA ENCIUMADO -AQUELE PICÃO NU E O RABÃO TRANÇADO DE JOGADOR DE PÓLO FAZIAM EU ME SENTIR UM CAVALO... ELE ENTÃO ME COBRIA DE ATENÇÃO E CARINHO E EU VOLTAVA A ME SENTIR UM HOMEM-CAVALO, TALENTOSO E FELIZ. A PROPÓSITO, O CAVALÃO CARECA DE ORELHAS PONTUDAS EXERCITANDO-SE COM PESO É UM AUTO-RETRATO...

Nenhum comentário:

Postar um comentário