quinta-feira, 20 de junho de 2013

HISTÓRIA PARA CAVALO DORMIR: POLÍCIA MONTADA QUE NUNCA DESMONTA

NÓS ESTAVÁMOS FAZENDO RONDA NO OUTRO LADO DA PRAÇA QUANDO OUVIMOS GRITOS E DISPARAMOS A GALOPAR, EM MEIO ÀS PESSOAS QUE OCUPAVAM A VASTA ESPLANADA NAQUELE MOMENTO. MUITOS PARAVAM PARA OBSERVAR NOSSA GALOPADA CONJUNTA -AS CRIANÇAS, EM ESPECIAL, EXTASIADAS COM A VISÃO DE POLICIAIS-CENTAUROS EM AÇÃO. TÃO LOGO CHEGAMOS, AINDA TENTAMOS VISUALIZAR O MELIANTE DO ALTO DE NOSSA POSIÇÃO PRIVILEGIADA, MAS ELE SUMIRA ENTRE A MULTIDÃO. VOLTAMOS ENTÃO PARA JUNTO DAS VÍTIMAS PARA DAR ÍNICIO À INVESTIGAÇÃO. SENTADAS NO BANCO JUNTO À ESTÁTUA DO GENERAL ANTUNES LINZ, MEMBRO-FUNDADOR DA BRIGADA CENTAURINA, ELAS ESTAVAM NERVOSAS. E, NESSE SENTIDO, NOSSA PRSENÇA INTIMIDADORA SÓ COMPLICOU A SITUAÇÃO.
- POR FAVOR, VOCÊS PODERIAM NOS DAR ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE O ASSALTANTE? -PERGUNTEI, SACANDO MEU BLOCO DE ANOTAÇÕES DO COLDRE QUE TRAGO ATADO À MINHA CINTURA.
- ELE TAMBÉM NÃO ERA...HUMANO! -DISSE A MOÇA, ERGUENDO OS OLHOS PARA MIM...
- NÃO? MAIS CERTAMENTE NÃO ERA UM CENTAURO. PASSAR DESAPERCEBIDONÃO É BEM NOSSA CARACTERÍSTICA...-FALEI, TENTANDO CONQUISTAR A SIMPATIA DA VÍTIMA, AINDA ABALADA.
- NÃO! ELE ERA UM SÁTIRO... -DISSE ELA, ENTREABRINDO UM SORRISO E OLHANDO PARA MIM.
- UM SÁTIRO? -FALOU MEU PARCEIRO, ABRINDO OS BRAÇOS. "POR ISSO NÃO O VIMOS NO MEIO DA MULTIDÃO...", CONCLUIU, OLHANDO PARA MIM.
- E COMO OCORREU O ROUBO? -PERGUNTEI, OLHANDO PARA BAIXO.
- ELE BRINCAVA DE ESTÁTUA ALI, CERCADO POR CURIOSOS. NA MAIORIA CRIANÇAS. BOM, ERA BONITÃO, OS CABELOS LONGOS PRESOS NUM RABO-DE-CAVALO CURTO QUE PARECIA COM O PRÓPRIO RABO DELE. OS CHIFRES ERAM PEQUENOS MAS ELE TINHA UM TORSO MUSCULOSO. ELE PASSOU UM BOM TEMPO IMÓVEL MAS SUA BOLSA COLOCADA NO CHÃO PARA RECEBER CONTRIBUIÇÕES CONTINUAVA VAZIA. FOI ENTÃO QUE ELE SE MEXEU, ASSUSTANDO AS CRIANÇAS MAS RECONQUISTANDO-AS COM PEQUENSO TRUQUES DE ILUSIONISMO. FOI DURANTE ESSES TRUQUES QUE ELE DEVE TER ROUBADO NOSSAS CARTEIRAS. SÓ NOTAMOS QUANDO ELE JÁ SE AFASTARA...
- AINDA NÃO TEMOS REGISTRO DE UM SÁTIRO BATEDOR DE CARTEIRAS. QUERÍAMOS A COLABORAÇÃO DE VOCÊS PARA UM RETRATO FALADO. É POSSÍVEL? -PERGUNTEI, ENQUANTO ÉRAMOS CIRCUNDADOS POR CRIANÇAS. ALGUMAS, PASSANDO POR BAIXO DE MIM.
- FIQUEM QUIETOS MENINOS OU O POLICIAL PRENDE VOCÊS!
- MAS MÃE, ELES SÃO DOIS CAVALOS...
- SOMOS DOIS HOMENS-CAVALOS, GAROTO! -CORRIGIU MEU PARCEIRO, CURVANDO O TORSO PARA AFAGAR AS CABEÇAS DE ALGUMAS CRIANÇAS POSTADAS JUNTO À ELE.
- O SENHOR DÁ COICE? -QUIS SABER UM MENINO, ERGUENDO O OLHAR PARA MIM.
- QUANDO É PRECISO, SIM, MEU FILHO! - RESPONDI, ABRINDO MEU BELO SORRISO.
- A GENTE VAI, POLICIAL...APÓS DEIXAR OS MENINOS EM CASA, OK? -CONFIRMOU A MOÇA, TIA DAS CRIANÇAS.
- OBRIGADO! SÓ ASSIM TEREMOS COMO LOCALIZAR O MELIANTE. -AGRADECI, AFASTANDO-NOS EM LEVE TROTE E BALANÇANDO NOSSAS CAUDAS PARA ESPANTAR AS MOSCAS QUE REVOAVAM EM TORNO DE NOSSAS ANCAS.
- EU ODEIO ESSAS, MOSCAS, JORGE! É A ÚNICA COISA RUIM EM SER UM CENTAURO, MEU... -COMENTOU MEU PARCEIRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário