terça-feira, 22 de dezembro de 2015

(EN) CANTO DE SEREIO: O TRITÃO DO SACO DE MAMANGUÁ, PARATY

O SACO DE MAMANGUÁ É O ÚNICO FIORDE DO LITORAL BRASILEIRO, MAIS UM BELO CAPRICHO GEOGRÁFICO DA JÁ CAPRICHOSA REGIÃO DE PARATY, NO SUL DO ESTADO DO RIO. PRÓXIMO À TRINDADE, VILA DE PESCADORES JUNTO À BAÍA DE ANGRA, O SACO SÓ É ALCANÇADO POR MAR, JÁ QUE ESTÁ INSERIDO NUMA ÁREA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL E A MATA FECHADA RECOBRE SUAS ENCOSTAS.
É NESSE PARAÍSO PARTICULAR ONDE VIVEM POUCAS PESSOAS EM CASAS QUE SE MIMETIZAM A EXUBERANTE VEGETAÇÃO, QUE VIVE O TRITÃO HANS VAN DER KAMP. OCEANÓGRAFO HOLANDÊS, O TRITÃO DE BARBA LOURA DEU COM AS COSTAS NAS TRANQUILAS ÁGUAS DO FIORDE POR PURO ACASO. FICARA PRESO NAS REDES DOS PESCADORES DE TRINDADE E SÓ CONSEGUIU SE LIBERTAR QUANDO O BARCO PASSAVA EM FRENTE A ENTRADA DO SACO.
CANSADO, ELE DEIXOU-SE REFESTELAR NUMA DAS MUITAS PRAINHAS EXISTENTES. E FOI DESPERTADO PELA PRESENÇA DE UM PROFESSOR ERMITÃO, MORADOR DE UMA CASA ALI PERTO. A VISÃO DAQUELE HOMEM BARBUDO AO ABRIR OS OLHOS O FEZ ESCORREGAR PELA AREIA EM DIREÇÃO AO MAR, APESAR DOS APELOS EM CONTRÁRIO. O ESTRANHO, CONTUDO, PROVIDENCIARA ALGUMA COMIDA, COLOCADA NO PIER QUE ATENDIA SUA MORADIA.
FAMINTO, CANSADO E FERIDO PELAS CORDAS DA REDE, ACABOU ACEITANDO A COMIDA E OS BONS TRATOS DO BIÓLOGO MARINHO. DESNECESSÁRIO QUE OS INTERESSES MÚTUOS FOMENTARAM UMA RELAÇÃO QUE LOGO EVOLUIU PARA UMA AMIZADE E, DEPOIS, TORNOU-SE MAIS ÍNTIMA.
OS CAIÇARAS ACEITARAM NUMA BOA ESSA PARCERIA COM UM HOMEM-PEIXE, JÁ QUE ELE LHES AJUDARA A AUMENTAR A PRODUTIVIDADE NA PESCA AO MESMO TEMPO EM QUE CUIDAVA DA PRESERVAÇÃO. ERA VISTO COMO UMA 'HISTÓRIA DE PESCADOR' QUE NÃO ERA MENTIRA. IGUALMENTE TRANQUILA FOI A ACEITAÇÃO DA RELAÇÃO DO PROFESSOR ERMITÃO COM O SEREIO. AQUELES HOMENS E MULHERES HUMILDES E BATALHADORES FICARAM FELIZES POR VER O VELHO AMIGO DELES FELIZ. SIMPLES ASSIM!

Um comentário:

  1. Uma história de amor que nenhum dos dois esperaria um dia viver... mas viveram!

    Muito linda!

    ResponderExcluir