segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

ENQUETE: DE CAVALO PARA CAVALO


O POVO QUER SABER:
- O QUE ROLA NO I-PAD DE UM CENTAURO?
- FÁCIL: 'CAVALGADA', DO REI ROBERTO CARLOS...

-E QUAL O BLOCO DE PRÉ-CARNAVAL PREFERIDO DOS CENTAUROS?
- ÓBVIO: 'DE QUEM É ESSE JEGUE?'

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

ESCULTURA : CENTAUROS FURIETTI








ENCONTRADAS EM 1736 NA VILLA ADRIANO, EM TIVOLI, PELO MONSENHOR GIUSEPPE FURIETTI, O PAR DE ESCULTURAS EM MÁRMORE CINZA ESCURO RETRATA UM CENTAURO VELHO E TENSO(CHIRON) E UM NOVO -E BÊBADO- (PHOLUS). POR NÃO DÁ-LAS AO PAPA, O MONSENHOR PERDEU SEU CHAPÉU DE CARDEAL -E ,AO MORRER, TEVE SUA COLEÇÃO VENDIDA PARA O MUSEU CAPITOLINO, EM ROMA. OUTRAS VERSÕES DESSA SÉRIE DE ESCULTURAS FORAM ENCONTRADAS. UMA VERSÃO EM MÁRMORE BRANCO COM UM CUPIDO ESTÁ NO LOUVRE -FOI ACHADA SEM SEU PAR EM ROMA. OUTRO PAR, TAMBÉM EM MÁRMORE BRANCO ESTÁ EM LONDRES, ADORNANDO O HALL DE ENTRADA DA COURTLAND GALLERY. A PRECISÃO NA REPRESENTAÇÃO DOS CABELOS REVOLTOS, DOS PÊLOS SOBRE O TÓRAX MUSCULOSO, DA TENSÃO DOS MÚSCULOS ..., IMPRESSIONA.

VIVÊNCIA: ANÍBAL, PAISAGISTA


CONFESSO SER UM CENTAURO PRIVILEGIADO: SOU BEM SUCEDIDO PROFISSIONAL E PESSOALMENTE. MAS NÃO FOI (E CONTINUA A NÃO SER) FÁCIL! É PRECISO SE IMPOR SEMPRE - O FATO SE VOCÊ SER MEIO HOMEM, MEIO CAVALO INIBE AS PESSOAS. COMO SEMPRE GOSTEI DE JARDINAGEM, ACABEI FAZENDO UM CURSO TÉCNICO DE PAISAGISMO E MEU SÍTIO VIROU UM VIVEIRO DE UMA IMENSA VARIEDADE DE ESPÉCIES -O GRANDE DIFERENCIAL DO MEU TRABALHO! COM ESSE BACKGROUND, COM AS CONSTANTES PESQUISAS, ACABEI INTRODUZINDO NOVAS ESPÉCIES. CONSEQUENTEMENTE VIREI O PRINCIPAL FORNECEDOR PARA OUTROS PAISAGISTAS, ARQUITETOS, DECORADORES E BUFFETS. AS COISAS FORAM ACONTECENDO E, EM POUCOS ANOS, COMPREI AS PROPRIEDADES VIZINHAS A MINHA PARA AMPLIAR A ÁREA DE CULTIVO. MEU MARIDO, TAMBÉM CENTAURO E ARQUITETO, TEM PLANOS DE TRANSFORMAR NOSSO ÉDEN PARTICULAR NUMA ESPÉCIE DE HOTEL-FAZENDA DE LUXO... NA VERDADE, NOS FINS-DE-SEMANA, O NÚMERO DE VISITANTES SEMPRE NOS SURPREENDE. JÁ MONTAMOS UM RESTAURANTE DE COMIDAS TÍPICAS E UMA LOJA PARA ARTIGOS DE JARDINAGEM . ALGUNS CLIENTES, QUE TEM SÍTIOS NAS REDONDEZAS, CHEGAM CAVALGANDO. TEMOS AMIGOS CENTAUROS ADVOGADOS, VETERINÁRIOS, EMPRESÁRIOS, AGRÔNOMOS ... É GRATIFICANTE VER ESSE PESSOAL CONQUISTANDO SEUS ESPAÇOS. A ACEITAÇÃO POR PARTE DA COMUNIDADE É COMOVENTE. GOSTO MUITO DE CAVLAGAR PELAS REDONDEZAS, DE PARAR NUMA MERCEARIA PARA COMPRAR ALGO OU EM UM BAR PARA BEBER UMA CACHAÇA E JOGAR UMA SINUCA - O DONO DO BAR, O IMPÁGAVEL SEU CHICO,MANDOU AMPLIAR A VARANDA ONDE FICA A MESA SÓ PARA EU PODER JOGAR... EU HAVIA IDO TOMAR UMA E FIQUEI ASSISTINDO O PESSOAL JOGAR. ELES ME CONVIDARAM PARA JOGAR MAIS NÃO HAVIA ESPAÇO SUFICIENTE PARA MIM. UNS QUINZE DIAS DEPOIS, AO VOLTAR, A OBRA JÁ ESTAVA FEITA: FIQUEI, CLARO, MUITO EMOCIONADO E VIREI FREGUÊS. EU E O MARIDÃO! IMAGINA A SITUAÇÃO: UMA COMUNIDADE RURAL, GENTE SIMPLES E TRABALHADORA E DOIS CENTAUROS QUE ALÉM DE TUDO SÃO GAYS?

CAVALGADA: PARQUE DO COCÓ



UMA DICA CERTEIRA PARA DE MANHÃ BEM CÊDO -CAVALGAVAR PELAS TRILHAS DO PARQUE DO COCÓ. AOS SÁBADOS E DOMINGOS, DIAS MAIS CONCORRIDOS, É BOM TER PACIÊNCIA PARA ATENDER A PEDIDOS DE FOTOS -ALGUMAS CRIANÇAS CERTAMENTE VÃO IMPLORAR POR UMA FOTO MONTADOS NA SUA GARUPA, AÍ É DIFÍCIL DIZER NÃO...FORA ISSO, É UM PASSEIO EXCELENTE: TROTAR PELAS TRILHAS DE TERRA BATIDA É BEM AGRADÁVEL, UM BÁLSAMO PARA QUEM TEM QUE ANDAR POR ASFALTO, CALÇADAS... MELHOR QUE ISSO, SÓ NA PRAIA!
NAS PRIMEIRAS HORAS DA MANHÃ (O PARQUE ABRE ÀS 6:00), É POSSÍVEL ENCONTRAR OUTROS CENTAUROS MAS É MAIS COMUM VER HOMENS CORRENDO NUS DA CINTURA PRA BAIXO -OS BOTTOMLESSERS! ALÉM DOS ATLETAS E DOS IDOSOS, AS TRIBOS QUE CURTEM MADRUGAR PARA SUAR A CAMISETA...

OS GUARDAS SÃO ATENCIOSOS, TRATANDO-NOS COM RESPEITO. ELES PEDEM APENAS PARA NOS AFASTAR-MOS DAS TRILHAS AO PARARMOS PARA CONVERSAR -A IDÉIA É NÃO OBSTRUIR A PASSAGEM, GERANDO CONSTRANGIMENTOS. ALIÁS, NO PRÓXIMO CONCURSO PARA GUARDA-DO-PARQUE, SERÃO ABERTAS VAGAS PARA NÓS -UMA CONQUISTA DA ASSOCIAÇÃO, SEM DÚVIDA! SERÁ MUITO BOM VER COMPANHEIROS FRADADOS A POLICIAR ESSA BELA RESERVA DE MATA.

UMA PROPOSTA DA ASSOCIAÇÃO É A CRIAÇÃO DE UM CAMPO DE SALTOS NO PARQUE -UM PICADEIRO ONDE POSSAMOS SALTAR OBSTÁCULOS. O PROJETO JÁ FOI ENCAMINHADO À ADMINISTRAÇÃO DO PARQUE E A COLETA DE ASSINATURAS SEGUE ADIANTE -ESPERA-SE CONSEGUIR O APOIO DE UNS QUARENTA HOMENS-CAVALO, FREQUENTADORES HABITUAIS OU ESPORÁDICOS DO PARQUE.

HISTÓRIA PARA CAVALO DORMIR: TAL QUAL LADY GODIVA


SABRINA, MINHA IRMÃ POR PARTE DE PAI (É IMPORTANTE FRISAR!)DECIDIU CAUSAR UM CERTO ALVOROÇO FAMILIAR AO RESOLVER IR FANTASIADA DE LADY GODIVA À FESTA DE UMA AMIGA. PAPAI DESAPROVOU E MAMÃE (ELA ME ADOTOU COMO FILHO TÃO LOGO CONSEGUI ME EQUILIBRAR SOBRE MINHAS QUATRO PATAS...) ACHOU UM ABSURDO. BASTAVA EU ENTRAR NO AMBIENTE PARA, CLARO, O ASSUNTO VIR À TONA -DE MODO QUE, OPTEI FOR ME AUSENTAR POR UNS DIAS, ATÉ O DIA DA DITA FESTA. MINHA QUERIDA IRMÃ PROVIDENCIOU OS APETRECHOS QUE COMPUNHAM MINHA FANTASIA -BASICAMENTE O VITELO E AS ESPORAS DE MADEIRA, IMITANDO AÇO, UMA BELA EXECUÇÃO DE UMA AMIGA ARTISTA PLÁSTICA E CENÓGRAFA. ELA ME AJUDOU A COLOCAR AS PEÇAS E SUBIU PARA SE VESTIR -DESCEU MAJESTOSA, ENVOLTA NUM VÉU COBREADO MUITO BONITO. MARAVILHADO, ME ABAIXEI PARA QUE ELA PUDESSE ME MONTAR COM FACILIDADE. ELA AGREDECEU ME AGARRANDO POR TRÁS E ME TASCANDO UM BEIJO NO ROSTO. ME LEVANTEI, PEGUEI O MACHADO DE LÂMINA CURVA E SAI -PAPAI ESTAPEADO MEUS QUARTOS TRASEIROS ANTES DE FECHAR O PORTÃO.

FOI UMA CAVALGADA CURTA. SEGUI TROTANDO PELAS RUAS PRATICAMENTE VAZIAS ÀQUELA HORA, EM DIREÇÃO À CASA ONDE SE REALIZARIA A FESTA. MINHA IRMÃ INSISTIA EM DIZER QUE EU NÃO SERIA O ÚNICO CENTAURO A ESTAR PRESENTE, EMBORA EU NÃO ACREDITASSE. FOI COM ALEGRIA, PORTANTO, QUE VI UM CENTAURO VESTIDO DE JÓQUEI A CONVERSAR ANIMADAMENTE COM UM GRUPO DE RAPAZES. O QUE LOGO ME CHAMOU A ATENÇÃO FOI A CAUDA TRANÇADA E PRESA, TAL QUAL A DOS CAVALOS DE CORRIDA -AQUELES QUARTOS IMENSOS ATRAÍRAM MEU OLHAR. EU AINDA ESTAVA DISTRAÍDO COM AQUELA VISÃO QUANDO SABRINA COMEÇOU A BATER NAS MINHAS COSTAS, ME PEDINDO QUE PARASSE. DE UMA CAMINHONETE RECÉM-ESTACIONADA DESCIAM UM GRUPO DE CONVIDADOS E, DO TRAILER ATRELADO AO CARRO, UM OUTRO CENTAURO DESTRAVAVA A PORTA E DEIXAVA-A TOMBAR COM UMA RAMPA. O AMIGO DE MINHA IRMÃ ACENOU DE LONGE ANTES DE AJUDAR O HOMEM-CAVALO A DESCER. "ELES SÃO NAMORADOS -NA VERDADE, NAMORIDOS :ESTÃO JUNTOS HÁ UNS QUATRO ANOS. BOM,O JARDEL , COMO VOCÊ VAI VER, É UM SILENI...", DISSE-ME ELA ENQUANTO O CASAL AVANÇAVA EM NOSSA DIREÇÃO.E O CARA ESTAVA NU, O IMENSO RABO SEGURO POR UMA DAS MÃOS PARA NÃO ARRASTAR NO CHÃO E O GRANDE PÊNIS A BALANGAR COM O MOVIMENTO. AS PERNAS, MUSCULOSAS E COBERTAS DE PÊLOS, TERMINAVAM EM CASCOS - ORIGINANDO UM ANDAR PECULIAR. O ENCONTRO FOI UMA FESTA -TROCA DE BEIJOS E ELOGIOS MÚTUOS. FOI QUANDO MINHA IRMÃ DESPIU-SE DO VÉU E SURGIU PRATICAMENTE NUA -USAVA UM MINÚSCULO TAPA-SEXO E NADA MAIS. JARDEL E O MARIDO OLAVO APLAUDIRAM E EU NÃO PUDE DISCORDAR. ENTÃO ELA VOLTOU A SUBIR NO MEU DORSO ENQUANTO O SILENI MONTAVA NO MARIDÃO QUADRÚPEDE. FOI UMA ENTRADA TRIUNFAL: AS PESSOAS ABRIAM PASSAGEM PARA NÓS EM MEIO A ASSOVIOS E GRITOS. O OUTRO CENTAURO POSTOU-SE JUNTO AO PORTÃO E NOS SAUDOU CURVANDO O TORSO, AO QUE RETRIBUIMOS DA MESMA MANEIRA. A GALERA FOI À LOUCURA. "AQUILO É QUE ERA FESTA A FANTASIA", OUVI ALGUÉM DIZER. A ANFITRIÃ RECEBEU MINHA IRMÃ MARAVILHADA E PARECEU NÃO SE IMPORTAR COM A NUDEZ DO SILENI. EU E O OLAVO NOS CURVAMOS PARA BEIJÁ-LA E PARABENINZÁ-LA. LOGO, JARDEL E SABRINA ESTAVAM NA PISTA, DANÇANDO DESESPERADAMENTE , ENQUANTO EU , OLAVO E JÚLIO, O TERCEIRO CENTAURO DA FESTA, BEBÍAMOS NO BAR...

HUMOR CAVALAR: CENTAURO E SEU VETERINÁRIO

'É UM CASO DIFÍCIL DE TRATAR. SE FOSSE ALGO MAIS SIMPLES COMO UMA PERNA QUEBRADA, EU PROVAVELMENTE APENAS TE MATARIA COM UM TIRO."
HUMOR NEGRO COM O(S) CALCANHAR(ES) DE ÁQUILES DOS CENTAUROS -UMA PATA FRATURADA AINDA É A MAIOR CAUSA DE MORTE ENTRE HOMENS-CAVALOS. APESAR DOS AVANÇOS NA ORTOPEDIA VETERINÁRIA ...

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

APRESENTAÇÃO

VISIBILIDADE, ACEITAÇÃO, RESPEITO ! 'CENTAUR WORLD' É UMA REVISTA DIGITAL ESCRITA POR E PARA CENTAUROS -ENFOCANDO AS PECULIARIDADES, OS DESAFIOS, AS EXPECTATIVAS ,AS EXPERIÊNCIAS DE VIDA E A ALEGRIA DE SERMOS HOMENS-CAVALOS. O QUE NÃO SIGNIFICA QUE SEJA FÁCIL : VAI DA QUESTÃO FÍSICA DA ESCALA ATÉ A PERCEPÇÃO E ACEITAÇÃO DO NOSSO LADO ANIMAL. SOMOS FILHOS DE ÉGUAS QUE NÃO RESISTIRAM À NOSSA GESTAÇÃO -E NASCIDOS PRO TRABALHO. QUE OUTRA RAZÃO TERIA UM HOMEM PARA EMPRENHAR UMA ÉGUA JÁ IDOSA? A MAIORIA DE NÓS JAMAIS TRANSPÕE O CERCADO DAS PROPRIEDADES RURAIS ONDE NASCERAM... O PESO AVASSALADOR DA DIFERENÇA, ALIADO À DESINFORMAÇÃO , FAZ GERMINAR O MEDO QUE TERMINA POR PARALIZAR E LEVA À ACOMODAÇÃO. INFORMAÇÃO É, POIS, A NOSSA FERRAMENTA. SEJAM BEM-VINDOS!