terça-feira, 25 de julho de 2017

VIVÊNCIA: "VAQUEJADA FAZ PARTE DA CULTURA NORDESTINA!"

CRIADOR DE CAVALOS, COMPETIDOR E DIRIGENTE DA ASSOCIAÇÃO REGIONAL DE VAQUEJADAS, DANIEL DINIZ É UM FERRENHO DEFENSOR DAS VAQUEJADAS COMO MANIFESTAÇÃO CULTURAL DO POVO DO NORDESTE.
"A VAQUEJADA FAZ PARTE DO MANEJO D"O GADO NO SERTÃO. NÃO EXISTE COMO USAR UM LAÇO NO MEIO DA CAATINGA. E TEM UMA LONGA HISTÓRIA: A VAQUEJADA DE MORADA NOVA ACONTECE HÁ SETENTA ANOS E EXISTEM OUTRAS QUE SÃO CENTENÁRIAS. E AINDA TEM O FATOR ECONÔMICO: SÃO MAIS DE 720 MIL EMPREGOS, DIRETOS E INDIRETOS, GERADOS PELA MODALIDADE. ISSO EM MEIO AOS 14 MILHÕES DE DESEMPREGADOS DESSE PAÍS!", ATESTA O CENTAURO, QUE TREINA OS ESTEIREIROS PARA AS COMPETIÇÕES.
"ESTEIREIROS SÃO OS CAVALEIROS QUE TEM A RESPONSABILIDADE DE MANTER O BOI NO CAMINHO DA PISTA ENQUANTO O VAQUEIRO SE PREPARA PARA O MOMENTO CERTO DE PUXAR O RABO DO ANIMAL. E NÃO VENHAM ME FALAR DE MAUS TRATOS AOS ANIMAIS. O CUIDADO COM O PAI PARTICIPANTE É MUITO SUPERIOR AO QUE RECEBE O BOI COMUM. HOJE É MUITO RARO UMA VAQUEJADA EM QUE OS ANIMAIS LESIONEM-SE", DIZ, REFORÇANDO QUE JÁ FOI, SIM, DERRUBADO PELO RABO ALGUMAS VEZES...
"ENTRE AS PRECAUÇÕES PARA EVITAR DANOS AOS ANIMAIS ESTÃO O USO DE PROTEÇÃO PARA AS CAUDAS DOS BOIS, COBERTURA DAS ESPORAS COM ESPARADRAPO E O COLCHÃO DE QUEDA - UMA ÁREA DE AREIA FOFA E SEM PEDRAS COM 30CM DE ESPESSURA PARA A DERRUBADA DO ANIMAL. É O MESMO COLCHÃO ONDE CAI O COMPETIDOR... ALÉM DISSO, OS EVENTOS CONTAM PROFISSIONAIS PARA GARANTIR ESSE BEM-ESTAR, COMO O JUIZ DE BEM-ESTAR ANIMAL, O VETERINÁRIO RESPONSÁVEL TÉCNICO E DOS TRATADORES", FINALIZA O HOMEM-CAVALO, DANDO INÍCIO A EXIBIÇÃO DO VIDEO PROMOCIONAL DE SEU HARAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário