TÉCNICO EM BIOLOGIA LACUSTRE DO ÓRGÃO RESPONSÁVEL PELO MONITORAMENTO DA CAPACIDADE E QUALIDADE DOS MANANCIAIS E RESERVATÓRIOS DO ESTADO, O TRITÃO ROBERTO FOI ALOCADO NA LAGOA DE PARANGABA PARA AVERIGUAR A SITUAÇÃO DO BELO ESPELHO D'ÁGUA URBANO, EM PROCESSO DE URBANIZAÇÃO DE SUAS MARGENS.
- O PESSOAL FICOU CURIOSO NO INÍCIO: AGLOMERAÇÕES SE FORMAVAM PARA ME VER. DEPOIS DE ALGUM TEMPO, GRAÇAS À NETUNO, ESSE INTERESSE CESSOU... - FALA, ALIVIADO, O TRITÃO DE ÁGUA DOCE QUE JÁ TRABALHOU NOS AÇUDES ORÓS, CASTANHÃO, BANABUIÚ E NA ICÔNICA LAGOA AZUL DE JERI.
BONITÃO, O HOMEM-PEIXE DE BARBA RALA E CABELOS ENCARACOLADOS NEGROS TEM UM TORSO SEM PELOS E UM RABO COBERTO DE ESCAMAS EM TONS AZULADOS QUE BRILHAM SOB O SOL. JUNTAMENTE COM AS GARÇAS, QUE FORAM A PRIMEIRA ESPÉCIE A VOLTAR A POVOAR A LAGOA APÓS O INÍCIO DO PROCESSO DE DESPOLUIÇÃO, ELE GOSTA DE RELAXAR JUNTO À MARGEM. ESPECIALMENTE SOB A SOMBRA DE UM ENORME CAJUEIRO CUJOS RETORCIDOS GALHOS QUASE TOCAM A ÁGUA.
- AS GARÇAS NÃO SÃO UMA GRAÇA? - COMENTA O SEREIO, ERGUENDO, COM OS BRAÇOS, O TORSO NU ACIMA DA LINHA D'ÁGUA E REVELANDO OS SOVACOS BEM PELUDOS.
QUANTO À FAMA DE HOMERENGO INVETERADO QUE FAZ BOQUETES E CUNETES COMO POUCOS, DESCOVERSA: "DIGAMOS QUE O PEIXÃO AQUI TEM SEMPRE UMA ISCA CABEÇUDA E ROLIÇA PARA MORDER..."
Nenhum comentário:
Postar um comentário