sábado, 26 de novembro de 2011

CAVALGADA: EM COMITIVA DE VAQUEIROS

/>
PÔRRA! TÔ ANSIOSO PARA INTEGRAR A COMITIVA DO CAPITÃO GENUÍNO. FIQUEI RECEOSO DE QUE MINHA PARTICIPAÇÃO FOSSE VETADA: SOU O PRIMEIRO CENTAURO A TOMAR PARTE NO TRADICIONAL GRUPO DE VAQUEIROS! FUI COM A CARA E A CORAGEM, CIENTE QUE PODERIA SER ÚTIL NA LIDA COM O REBANHO DE GADO. OS OUTROS VAQUEIROS, HOMENS RUDES E VALENTES, FICARAM RESSABIADOS. DEPOIS, UM DELES VEIO ME FALAR QUE ELES TEMIAM PELO PRÓPRIO EMPREGO CASO NÓS, CENTAUROS, ENTRÁSSEMOS NESSA SEARA. DISSE-LHE QUE ISSO ERA IMPROVÁVEL:
- NEM PENSE NISSO, DAMIÃO. SOMOS POUCOS E TEMOS NOSSAS LIMITAÇÕES TAMBÉM ,NÉ? NÃO DÁ PRÁ DESMONTAR E LAÇAR UMA REZ FUGIDIA, CARA...
- VOC~E TÁ CERTO, CARA -DISSE, ESTAPEANDO MEU DORSO...-FOI TOLICE NOSSA. SEJA BEMVINDO AO GRUPO!

FELIZ COM A ACEITAÇÃO,FIQUEI ,LITERALMENTE, QUICANDO NOS CASCOS ENQUANTO ESPERAVA A SAÍDA DO GRUPO. LEVARÍAMOS DUZENTAS CABEÇAS DE GADO RECÉM ADQUIRIDAS POR UM FAZENDEIRO DE CRATÉUS -UMA JORNADA DE UNS 300KM A SEREM PERCORRIDOS AO LONGO DE UNS QUATRO DIAS PELAS ESTRADAS VICINAIS QUE CORTAVAM A CAATINGA. TIVE QUE COMPRAR UMA JAQUETA, CHAPÉU E LUVAS DE COURO PARA ENFRENTAR A VEGETAÇÃO SECA E ESPINHENTA. ERA UMA NOVA FASE DE MINHA VIDA QUE SE INICIAVA. APÓS ANOS TRABALHANDO NO DEPÓSITO DE CONSTRUÇÃO DO SEU OTACÍLIO, IA ENCARAR O DESAFIO DE PERTENCER A UM GRUPO DE HOMENS CONHECIDOS PELA VALENTIA, FORÇA E DESTREZA NA LIDA COM EQUINOS, BOVINOS E CAPRINOS.
O VELHO COMERCIANTE ME ABRAÇOU COM FORÇA, DIZENDO QUIE EU MERECIA DESTINO MELHOR QUE PUXAR UMA CARROÇA DE ENTREGA DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO. ELE SE DESPEDIU ME DANDO UM ENVELOPE:
- É UMA PEQUENA BONIFICAÇÃO PELO SEU TRABALHO, RAPAZ!
- OBRIGADO, SEU OTACÍLIO. NUNCA VOU ME ESQUECER DO QUE O SENHOR FEZ POR MIM, PODES CRER... -DISSE, COLOCANDO O ENVELOPE NO BOLSO NA NOVA JAQUETA E TROTANDO EM DIREÇÃO À SEDE DA FAZENDA DE ONDE PARTIRIA A COMITIVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário