terça-feira, 22 de abril de 2014

(EN) CANTO DE SEREIOS: CASAL VIRA ATRAÇÃO DA ILHA

RESERVA AMBIENTAL INTEGRANTE DE UM PARQUE NACIONAL, A ILHA FORMOSA RECEBE APENAS PESQUISADORES E ESTUDANTES DE ÁREAS COMO OCEANOGRAFIA, BIOLOGIA MARINHA E AFINS. OS GUARDIÕES DESSE TESOURO NATURAL É UM CASAL DE SEREIOS: HORÁCIO, DONO DE UMA BELA CAUDA DE ESCAMAS ALARANJADAS, E JÚLIO, DE CAUDA AZULADA.
AMBOS FORAM DESCOBERTOS PELO CIENTISTA RESPONSÁVEL PELA CRIAÇÃO DA RESERVA, O PROF. BATHISTA -QUE MORREU AOS 95 ANOS E, CONFORME DESEJO PESSOAL, FOI SEPULTADO NA ILHA. DESDE 2012, CABE AOS DOIS TRITÕES A ADMINISTRAÇÃO DO LUGAR. BELOS E INTELIGENTES, A DUPLA COSTUMA RECEPCIONAR OS VISITANTES AINDA EM ALTO-MAR, NADANDO AO LADO DO BARCO. ADAPTADO, O NAVIO CONTÉM UM DEQUE INTERNO, ONDE OS DOIS COSTUMAM MANTER O PRIMEIRO CONTATO COM O GRUPO.
JÁ NO CENTRO DE VISITANTES, HORÁCIO E JÚLIO FAZEM PALESTRAS SOBRE O PECULIAR ECOSSISTEMA DA REGIÃO. DEPOIS ELES CONDUZEM OS MERGULHADORES PELO ENTORNO DA ILHA, FASCINANDO À TODOS COM A BELEZA E PLASTICIDADE DE SEUS MOVIMENTOS. EM PARTICULAR A TRABALHADA DA CAUDA DO HORÁCIO, QUE LEMBRA A DE UM PARGO NA COR MAS É CHEIA DE MEMBRANAS SALIENTES EM TORNO DO CORPO ESCAMADO.

2 comentários:

  1. Ficou ótimo, parecendo que eles são reais mesmo!

    O tom meio jornalístico deu o diferencial ao texto.

    ResponderExcluir