sexta-feira, 23 de junho de 2017

(EN)CANTO DE SEREIO: TRITÃO VIRA ATRAÇÃO DA PRAIA NA BAIXA ESTAÇÃO

- ORA,ORA! SE NÃO É A BICHONA DO CHRIS, ESSA SEREIA MUSCULOSA DE BARBA RALA E CARECA...- GRACEJARAM DOIS FREQUENTADORES ASSÍDUOS DA PRAIA.
- SEU CHRIS, O SENHOR PODE VIR AQUI NA BEIRINHA PARA QUE EU POSSA PASSAR A MÃO NAS SUAS ESCAMAS? - PERGUNTAVA, TÍMIDA, A GAROTINHA CUJA AVÓ OBSERVAVA À DISTÂNCIA, RINDO.
ENTRE EXTREMOS. ASSIM ERA A CURTA TEMPORADA DO TRITÃO NA PRAIA DE AMARÍLIS. UMA TRADIÇÃO QUE O HOMEM-PEIXE MANTINHA HÁ QUATRO ANOS, DESDE QUE, PEGO NUMA VIOLENTA TEMPESTADE, FOI JOGADO PELAS ONDAS BEM LONGE DA PRAIA.
"IMAGINA ACORDAR E TROPEÇAR NO RABÃO DE BALEIA DE UM MONSTRO LINDO DESSES NO QUINTAL?", BRINCA O PESCADOR QUE O RESGATOU E, COM A AJUDA DE ALGUNS AMIGOS, O TRANSPORTARAM DE VOLTA AO OCEANO.
SIMPÁTICO E BEM FALANTE, O TRITÃO CATIVOU A COMUNIDADE LOCAL E PASSOU A VOLTAR TODO ANO, SEMPRE DURANTE A BAIXA ESTAÇÃO, QUANDO AS CASAS E APARTAMENTOS DE VERANEIO QUE DESCARACTERIZARAM A OUTRORA PROSAICA VILA FICAM VAZIOS.
- ME SINTO, COMO VOCÊS COSTUMAM DIZER, EM CASA! JÁ ENSINEI MUITAS CRIANÇAS, E ALGUNS ADULTOS, A NADAR. E SEMPRE TRAGO UM BELO PEIXE PARA A D. ODÉSIA PREPARAR. NO INÍCIO ELA FICOU TODA SEM JEITO AO PERCEBER QUE FALAVA DE ESPINHAS E DE TIRAR AS ESCAMAS DO PESCADO COM UM HOMEM QUE TINHA ESCAMAS.
SENTADO NA MESA DA COZINHA, ENCAREI-A, DEI UMA BALANÇADA NO RABÃO DE BALEIA E CAÍMOS, AMBOS, NA RISADA. "NÓS, PEIXES, COMEMOS PEIXES, MINHA QUERIDA!", EXPLIQUEI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário