quinta-feira, 4 de julho de 2013

VIVÊNCIA: GERARD, GUIA TURÍSTICO

SOMOS DOIS GUIAS-CENTAUROS AQUI NO CASTELO LEWS. POR MOTIVOS ÓBVIOS, DEIXAMOS OS TURISTAS NO HALL CENTRAL DA IMPONENTE CONSTRUÇÃO -DE ONDE RAPAZES USANDO KILT OS CONDUZEM PELOS INÚMEROS APOSENTOS E ESCADAS DO COMPLEXO. RECEBO OS GRUPOS NO PORTÃO PRINCIPAL DA PROPRIEDADE -VEÍCULOS NÃO SÃO PRMITIDOS AQUI. A PÉ, PERCORREMOS AS ALAMEDAS DO IMENSO JARDIM, VISITANDO OS ESTÁBULOS, O ORQUIDÁRIO, O LAGO E A PEQUENA VILA QUE ABRIGAVA OS SERVIÇAIS DO CASTELO.
CONDUZO O GRUPO, GERALMENTE DE SEIS A DEZ PESSOAS, À MINHA FRENTE, INDICANDO-LHES O CAMINHO E AS ATRAÇÕES COM MINHA LANÇA DE PONTA DE BORRACHA. TANTO A LANÇA QUANTO O CAPACETE ESTÃO À VENDA NA LOJINHA DO CASTELO, JUNTO À OUTRAS RELEITURAS DE PEÇAS MEDIEVAIS. NO ÍNICIO, AINDA CONDUZI ALGUNS GRUPOS QUE SEGUIAM ATRÁS DE MIM, MAS DESISTI QUANDO UM MOVIMENTO DE MINHA CAUDA FERIU O OLHO DE UMA TURISTA ALEMÃ. FOI CONSTRANGEDOR.
- EU NÃO PAGUEI UM TAXA EXORBITANTE PARA ANDAR OLHANDO OS QUARTOS TRASEIROS DE UM CAVALO. E MUITO MENOS TER MEU OLHO ATINGIDO POR SUA CAUDA -EXASPEROU-SE A TURISTA, SOB O OLHAR DESCONFIADO E CÚMPLICE DOS DEMAIS.
- PEÇO-LHE MIL PERDÕES, SRA. RIORDAN. UM INSETO PROVOCOU O MOVIMENTO INVOLUNTÁRIO DE MINHA CAUDA. MAS ISSO NÃO MAIS ACONTECERÁ. DEIXE-ME VER SEU OLHO...POSSO LEVÁ-LA AO AMBULATÓRIO... -DISSE, ME CURVANDO PARA VERIFICAR O DANO QUE CAUSARA.
A REAÇÃO DA MULHER NÃO DEVERIA ME SURPREENDER MAS SURPEENDEU: COM VÍSIVEL OJERIZA NO OLHAR ELA SE AFASTOU DE MIM. "ERA SÓ O QUE FALTAVA EU SER EXAMINADA POR UM CAVALO", ELA DISSE, AFASTANDO-SE.
-COMO A SENHORA DESEJAR, SRA. RIORDAN. PODEMOS CONTINUAR? -PERGUNTEI, ERGUENDO MEU TORSO HUMANO BEM ACIMA DA CABEÇA DAQUELE GRUPO METIDO À BESTA.
- A PARTIR DE AGORA, EU SIGO ATRÁS DE VOCÊS, OK? -FALEI, INDICANDO COM A PONTA DA LANÇA O LOCAL ONDE DEVERIAM SE POSICIONAR. ENTÃO CONTINUEI:
- SE HOUVER ALGUMA OBJEÇÃO À MINHA PRESENÇA, POSSO CONVOCAR UM DOS RAPAZES DE KILT PARA ACOMPANHÁ-LOS. RECONHEÇO QUE MINHA CONDIÇÃO DE CENTAURO NUNCA FOI QUESTIONADA ANTES -NA VERDADE, A PRESENÇA DE GUIAS-CENTAUROS É UM DOS ATRATIVOS DO CASTELO LEWS, COMO QUALQUER FOLHETO TURÍSTICO ENFATIZA.
- É CLARO QUE NÃO! A GENTE VEM AQUI TAMBÉM PARA VER VOCÊS -FALOU UM BELO HOMEM DE BARBA GRISALHA...
- OBRIGADO PELA COMPREENSÃO...E SIGAMOS, ENTÃO! -FALEI, INDICANDO O CAMINHO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário