segunda-feira, 22 de agosto de 2011

VIVÊNCIA: FELIPE URDINESE, ESCULTOR E BLOGUEIRO


CONFESSO QUE O CONVITE PARA EXECUTAR A ESTÁTUA DE OSSIÃ ME SURPREENDEU -APESAR DE EU TER DISCORDADO DO TÍTULO 'ESTÁTUA EQUESTRE':
- PESSOAL, QUE HIPOCRISIA É ESSA? O LENDÁRIO GUERREIRO OSSIÃ ERA, COMO EU, UM CENTAURO!
AS PESSOAS OLHAVAM ESPANTADAS ENTRE SI, CONSCIENTES DE QUE AQUELA CLASSIFICAÇÃO ERA, NO MÍNIMO, REDUNDANTE. EVITANDO ME MOVIMENTAR EM MEIO AO SALÃO CHEIO, CONVERSAVA COM UM PEQUENO GRUPO FORMADO POR UM EX-PROFESSOR, UMA BELA FOTÓGRAFA E UM JORNALISTA CULTURAL BOTTOMLESSER CINQUENTÃO COM OS PENTELHOS DEPILADOS. ÉRAMOS, EU E ELE, OS OUTSIDERS DO ENCONTRO. A CONVERSA ENVOLVEU A HISTÓRIA DO HOMENAGEADO, O TEMPO QUE EU LEVARIA PARA EXECUTAR A OBRA E ESTAVA GIRANDO EM TORNO DE MINHAS TATUAGENS.

UMA SEMANA DEPOIS ESTAVA RECEBENDO O FAMOSO JORNALISTA, DONO DE UMA PRESTIGIADA COLUNA NO MAIOR JORNAL DA CIDADE, EM MEU ATELIER NO ALTO DA SERRA DE MARANGUAPE. JARBAS, MEU FAZ-TUDO, QUE EU RESGATARA DE UM SERVIÇO ESPÚRIO COMO PUXADOR DE CARROÇA EM UM DEPÓSITO DE CONSTRUÇÃO, LHE ABRIU O PORTÃO. O JOVEM CENTAURO NÃO PODE DISFARÇAR A SURPRESA AO VER O HOMEM SALTAR NU DO CARRO -OU QUASE. SEMPRE ELEGANTE, ELE VESTIA UMA CAMISA PÓLO MOSTARDA E MOCASSINS DE CAMURÇA. QUIS VER TUDO: O ATELIER, OS JARDINS ONDE EXPUNHA ALGUMAS PEÇAS -E FOTOGRAFAR. À BEIRA DA PISCINA DE ÁGUAS NATURAIS COM ACESSO RAMPADO, TOMAMOS UNS SUCOS COM BOLOS E FEZ-SE A ENTREVISTA. DISSE QUE SÓ FUI REVELAR MINHA CONDIÇÃO DE CENTAURO QUANDO HOUVE UMA ACEITAÇÃO DO MEU TRABALHO -FAZIA E FAÇO A LINHA DO ARTISTA ERMITÃO, ISOLADO DO MUNDO E VIVENDO PARA E POR SUA ARTE. E SERIA ASSIM MESMO QUE EU NÃO TIVESSE QUATRO PATAS -ERA UMA QUESTÃO DE TEMPERAMENTO: ESSE MUNDINHO DE COCKTAILS E VERNISSAGES NÃO ME INTERESSAVA NEM UM POUCO E PODER EVITÁ-LO ME FAZIA MUITO BEM.

- EU GOSTARIA DE PODER FAZER O MESMO... -DEIXOU ESCAPAR ENQUANTO GUARDAVA O GRAVADOR NA BOLSA CARTEIRO DE COURO.
- VOCÊ? O FAMOSO COLUNISTA QUE VIVE ENTRE FESTAS E COCKTAILS?
- CARA, SÃO 35 ANOS DE FESTAS E EU NÃO SOU MAIS UM GAROTÃO...
- E COMO FOI A ACEITAÇÃO DA TUA NUDEZ?
- IMAGINO QUE ACONTEÇA COMIGO O MESMO QUE ACONTECE CONTIGO: AS PESSOAS IGNORAM O FATO DE SERMOS DIFERENTES. ELES FINGEM IGNORAR SOLENEMENTE O FATO DE EU ESTAR NU DA CINTURA PRA BAIXO...
- APESAR DA QUESTÃO DA ESCALA, OCORRE O MESMO...
- COM O AGRAVANTE ,PARA NÓS BOTTOMLESSERS, QUE NOSSA NUDEZ É AUTO-IMPOSTA.
- EU JÁ NÃO TENHO A OPÇÃO DE DESMONTAR...
- O QUE É UMA VANTAGEM, QUANDO SE VERIFICA QUE AS PESSOAS PERCEBEM NOSSA NUDEZ COMO UMA EXPOSIÇÃO GRATUITA E DESNECESSÁRIA. O FATO É QUE NÃO É FÁCIL SER UM OUTSIDER MEU CARO.

FOI QUANDO FOMOS INTERROMPIDOS POR GRITOS DE "ABRA ESSE PORTÃO SEU FILHO DE UMA ÉGUA!". ANTES QUE EU PRECISASSE CHAMÁ-LO, OUVI OS CASCOS DO JARBAS A CORRER EM DIREÇÃO AO PORTÃO DA PROPRIEDADE. ERAM , CLARO, MEUS AMIGOS ANÍBAL E FRED, UM CASAL DE CENTAUROS PROPRIETÁRIOS DE UM BELO SÍTIO-JARDIM LÁ NO EUSÉBIO. OBSERVAMO-OS A ABRAÇAREM O JARBAS E TROTAREM EM NOSSA DIREÇÃO. SUADOS APÓS A LONGA CAVALGADA PELO SOPÉ DA SERRA E A ÍNGREME SUBIDA, APRESENTEI-OS AO COLUNISTA (QUE FICOU MARAVILHADO COM A BELEZA DOS DOIS HOMENS-CAVALOS) E OS INDIQUEI A PISCINA PRA SE REFRESCAREM -SUGESTÃO PRONTAMENTE ACEITA PELO FRED, CARECA E TATUADO COMO EU. O MARIDÃO LOGO O SEGUIU E ELES NOS CONVIDARAM A SE JUNTAR À ELES.
- E VOCÊ NEM TEM A DESCULPA DE QUE NÃO TROUXE A SUNGA, HEIN? -GRACEJOU O FRED, ANTE À RELUTÂNCIA INICIAL DO JORNALISTA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário