quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

BODE EXPIATÓRIO: PROCURANDO EMPREGO

MINHAS CONSTANTES VISITAS AO SINE EM BUSCA DE UM EMPREGO MINIMIZARAM OS OLHARES CURIOSOS QUE MINHA PRESENÇA CAUSAVA.
- AINDA NADA, BODÃO? FODE, NÉ? TALVEZ TU DEVAS PENSAR EM VESTIR ALGO: ACHO DIFÍCIL ALGUÉM CONTRATAR UM MACHO NU, MEU...- ACONSELHOU UM DOS GUARDAS.
- VALEU, PARCEIRO. TÔ COMEÇANDO A CONSIDERAR ESSA HIPÓTESE -FALEI, AVANÇANDO COM MEU GINGADO CRACTERÍSTICO EM DIREÇÃO AS CADEIRAS PARA ESPERAR MINHA SENHA SER CHAMADA. O BARULHO DOS MEUS CASCOS NO PISO CERÂMICO CHAMAVA A ATENÇÃO DOS PRESENTES, GERANDO COMENTÁRIOS ENTRE OS QUE ME VIAM PELA PRIMEIRA VEZ.
SENTEI MINHA BUNDA PÊLUDO NA CADEIRA DE PLÁSTICO, DEIXANDO MEU RABO PARA O LADO. ASSIM ACOMODADO, OBSERVAVA AQUELAS PESSOAS TODAS, TODAS VIVENDO A MESMA SITUAÇÃO . O QUE ME FAZIA PENSAR NO QUE ATÉ ENTÃO CONSIDERAVA IMPENSÁVEL: ME VESTIR! O BELO ATENDENTE COM QUEM TRATEI REFORÇOU ISSO:
- SR. MARCOS, ACHO QUE SUA NUDEZ ESTÁ DIFICULTANDO O PROCESSO DE CONTRATAÇÃO -JÁ COMPLICADO POR SUA CONDIÇÃO DE SÁTIRO. MESMO COM AS NOVAS REGRAS DE COTAS PARA MUTANTES, AS VAGAS QUE SURGEM IMPLICAM QUASE SEMPRE NUMA ADEQUAÇÃO AO MODO COMPORTAMENTAL HUMANO -O QUE EXCLUI OS QUE OPTAM POR VIVENCIAR SEU LADO ANIMAL. O QUE, DEVO ESCALARECER, ME PARECE EXTREMAMENTE JUSTO E, MESMO, TENTADOR.
- PODE CRER QUE SIM, MEU CARO. MAS VOU INSISTIR MAIS UM POUCO. CURTO MUITO ANDAR ASSIM -LIVRE, LEVE E SOLTO, VIVENCIANDO, SIM, O ANIMAL QUE SOU.
- OK, SR. MARCOS! BOM, HÁ AQUI UMA DEMANDA PARA JARDINEIRO -INCLUINDO UM CURSO TÉCNICO DE SUPORTE. TALVEZ SEJA UMA ÁREA PROMISORA PARA O SENHOR.
- RAPAZ, GOSTEI DA IDEIA! PODE ME INSCREVER...-FALEI,FELIZ.
- ACHO QUE O SENHOR VAI GOSTAR: O INSTRUTOR, QUE É PROFESSOR UNIVERSITÁRIO DE PAISAGISMO E DE VETERINÁRIA, TAMBÉM É UM SÁTIRO!
SAI DE LÁ SALTITANDO DE FELICIDADE. O GUARDA ME DESEJOU BOA SORTE E EU FUI PEGAR O ÔNIBUS PARA IR AO LOCAL DO MEU FUTURO EMPREGO. COMO NÃO PAGAMOS, ALGUNS MOTORISTAS PASSAM BATIDO AO VER UM HOMEM-BODE NA PARADA. FELIZMENTE ISSO NÃO ACONTECEU DESSA VEZ.
- BOM DIA,AMIGO! VOU PARA ESSE ENDEREÇO, VOCÊ PODE ME AVISAR QUANDO CHEGARMOS PERTO? -PERGUNTEI AO CHARMOSO HOMEM AO VOLANTE.
- CARA, VOCÊ JÁ É O SEGUNDO FAUNO QUE EU PEGO HOJE - COMEÇOU ELE, PEGANDO O PAPEL COM O ENDEREÇO.
- TALVEZ ELE TENHA IDO PARA ESSE MESMO ENDEREÇO... -PERGUNTEI, ME SEGURANDO NAS BARRAS DE FERRO.
- FOI MESMO! PODE DEIXAR QUE EU AVISO QUANDO FOR PARA DESCER, CARA!
-VALEU, PARCEIRO! -AGRADECI E ME SENTEI PRÓXIMO À ELE, JÁ QUE, A AQUELE HORÁRIO, O ÔNIBUS ESTAVA PRATICAMENTE VAZIO.
DESCI BEM PRÓXIMO AO JARDIM, UMA IMENSA ÁREA REPLETA DE UMA VARIEDADE MAIOR AINDA DE ESPÉCIES. PASSEI PELO PORTÃO DE FERRO BATIDO ABERTO E FUI ANDANDO POR ENTRE AS PLANTAS. O VI PRIMEIRO: ELE DESCIA UMA ESCADA DE PEDRAS CARREGANDO DOIS PEDAÇOS DE JERIMUM NAS MAÕS. ESTAVA TAMBÉM NU, MAS SEU CORPO ELE BEM MENOS PÊLUDO QUE O MEU. BONITO, BARBUDO E CHIFRUDO, O BODE (PRA NÃO DIZER CABRA, USUAL ENTRE OS HOMENS) ABRIU UM SORRISO AO ME VER:
- BOM DIA, MEU CHAPA! VOCÊ DEVE O CANDIDATO Á VAGA DE JARDINEIRO, NÃO? - DISSE, LARGANDO OS LEGUMES E ME ESTENDENDO A MÃO.
- EXATAMENTE, PROFESSOR! -RESPONDI.
- PODE ME CHAMAR DE AURÉLIO, MARCOS. NADA DE FORMALIDADES ENTRE BODES, OK?
- TUDO BEM AURÉLIO! BELOS CHIFRES, HEIN? -COMENTEI.
- OBRIGADO! PENA QUE EU NÃO TENHA O CORPO TÃO PÊLUDO COMO O TEU - O MEU É HUMANO DEMAIS! SE NÃO FOSSEM OS CHIFRES,AS ORELHAS, O RABICHO NO ALTO DE MINHA BUNDA BRANCA E OS PÉS DE BODE, EU SERIA UM HOMEM NORMAL...
- AINDA BEM QUE SOMOS ANORMAIS, ENTÃO...
- MARCOS, VAI SER MUITO BOM TRABALHAR COM OUTRO BODE: NÃO É FÁCIL ENCARAR TURMAS DE 40, 50 ALUNOS SENDO O ÚNICO CHIFRUDO DO PEDAÇO... LIVIADO

Nenhum comentário:

Postar um comentário