sexta-feira, 6 de setembro de 2013

QUATRO PATAS: EUA DISCUTEM VOLTA DE ABATE EQUINO

MILHARES DE DEZENAS DE CAVALOS ESTÃO NO CENTRO DE UMA APAIXONADA DISPUTA NA JUSTIÇA, NO CONGRESSO E ATÉ DENTRO DE TRIBOS DO OESTE DOS EUA: O ABATE PARA REDUZIR AS MANADAS DEVE OU NÃO SER SANCIONADO PELAS AUTORIDADES FEDERAIS? TRATA-SE DE UMA QUESTÃO COMPLEXA. HÁ 75 MIL CAVALOS FERAIS - COMO SÃO CHAMADOS OS ANIMAIS DOMESTICADOS QUE RETORNARAM AO ESTADO SELVAGEM! ELES NÃO TÊM DONOS E CONSOMEM 20 LITROS DE ÁGUA E OITO QUILOS DE FORRAGEM POR DIA, NUM CONTEXTO DE UM TERRITÓRIO CALCINADO HÁ ANOS PELA SECA E ASSOLADO PELA POBREZA. OS NAVAJOS, QUE CONSTITUEM A MAIOR TRIBO RECONHECIDA OFICIALMENTE, AFIRMAM QUE PRECISAM DISSO PARA O SEU GADO -POR ISSO A DECLARAÇÃO DE APOIO AO ABATE DOS ANIMAIS.
CONTRA O ABATE CENTRAM FORÇAS POLÍTICOS, AMBIENTALISTAS, CELEBRIDADES E ASSOCIAÇÕES CENTAURINAS DE TODO O MUNDO. PAUL TOHKALAI É UM DOS DEFENSORES MAIS AGUERRIDOS DO NÃO-ABATE -DEFESA REFORÇADA PELA SUA CONDIÇÃO DE HOMEM-CAVALO.
- INSTITUCIONALMENTE HÁ PROBLEMAS QUE PRECISAM SER RESOLVIDOS. É POR ISSO QUE A SOLUÇÃO DEFINITIVA SERIA ENCONTRAR UM HABITAT NATURAL, OU UMA SÉRIE DE HABITATS NATURAIS, E A ADOÇÃO PARA ESSES CAVALOS" , DISSE O CENTAURO NAVAJO, QUE MORA NO NOVO MÉXICO EM MEIO AS MANADAS QUE QUEREM REDUZIR.
OUTRO CENTAURO ATIVISTA, O PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO CENTAURINA DO NOVO MÉXICO, RUDOLF HARRIS, LEMBRA A RELAÇÃO ESPECIAL E HISTÓRICA DOS ÍNDIOS COM OS CAVALOS -PARTE INTEGRANTE DA VIDA DAS TRIBOS DESDE SEMPRE. "ACHAMOS QUE O ABATE CONSTITUIRIA UMA VIOLAÇÃO DOS VALORES CULTURAIS TRIBAIS", ATESTA HARRIS, QUE TAMBÉM CAVALGA PELOS CAMPOS EM MEIO A OUTRA MANADA DE ANIMAIS.
O PRESIDENTE DA NAÇÃO NAVAJO, CONTUDO, PENSA DIFERENTE: " ESSES CAVALOS DESGARRADOS CUSTAM US$ 200 MIL POR ANO AOS NAVAJOS EM DANOS A PROPRIEDADES E PASTAGENS. ESTAMOS DISPOSTOS A CONSIDERAR MANTÊ-LOS VIVOS E DÁ-LOS PARA ALGUÉM. MAS, NESSE MOMENTO, A MELHOR ALTERNATIVA É TER ALGUM TIPO DE INSTALAÇÃO DE ABATE". HÁ TAMBÉM A QUESTÃO DA SOBERANIA -UM DOS PONTOS LEVANTADOS NUMA RESOLUÇÃO DO CONGRESSO NACIONAL DOS ÍNDIOS AMERICANOS EM FAVOR DO ABATE DE EQUINOS. A RESOLUÇÃO DIZ QUE AS ENCOSTAS E OS VALES SÃO DESNUDADOS PELO CONSUMO EXCESSIVO DA PASTAGEM POR CAVALOS SELVAGENS, OS QUAIS ESTÃO 'PRATICAMENTE EM QUALQUER LUGAR PARA ONDE SE OLHE' NAS RESERVAS INDÍGENAS DO OESTE AMERICANO.

4 comentários:

  1. Bastante interessante esse conto. E tenso também.

    Os envolvidos, porém, não procuraram saber dos verdadeiros "interessados": os cavalos. Deveriam pensar se isso seria o melhor para eles -- e, de fato, definitivamente não é.

    Cara, e que artes fantásticas voce usou aqui! Principalmente o centauro arqueiro, fodasticamente perfeito!

    ResponderExcluir
  2. Trouxe algumas coisas para você (caso ainda não os tenha visto).

    Sátiro lindo e gostoso: http://centaurican.files.wordpress.com/2013/08/tumblr_mmv8iwaazc1rars2ao2_r1_500.jpg

    Outro sátiro lindo: https://centaurican.wordpress.com/2013/07/19/satyr-art-71913/1366437789-rum-locker_capri_small-2/ (certamente voce já conhece esse site Centaurica, e é muito bom ele!)

    Um anime de um mermale (sereio) namorando um garoto: http://www.watchcartoononline.com/this-boy-caught-a-merman-english-dubbed

    Centauros, minotauro e sátiro: http://centaurican.wordpress.com/2012/04/27/best-of-the-bunch-42712/

    Minotauros servindo um centauro: https://centaurican.wordpress.com/2013/07/07/adult-material-warning-centaur-sketch-a-fist-full-of-taur/

    Lindos faunos: https://centaurican.wordpress.com/2013/07/05/serious-satyr-art-faun-and-satyr-prints/

    Centauro estuprando um cara: http://centaurican.files.wordpress.com/2013/05/got2bflexible.png

    ResponderExcluir
  3. ADOREI AS DICAS, FÁBIO! VALEU!!

    ABRAÇÃO DO JOÃO

    ResponderExcluir
  4. Por nada! Fiz porque adoro o seu blog!

    ResponderExcluir