terça-feira, 20 de março de 2018

(EN)CANTO DE SEREIO: O TRITÃO PESCADOR E ARTESÃO E O MARIDÃO RENDEIRO

IVANILDO CARNEIRO DO NASCIMENTO, 27, É NETO E FILHO DE JANGADEIROS. E FOI NO MAR QUE ENCONTROU O AMOR DE SUA VIDA: UM SEREIO! DESDE ENTÃO, NA VILA DE PESCADORES ONDE VIVE, PASSOU A SER CONHECIDO COMO 'IVAN DO ESCAMOSO' - EM REFERÊNCIA, CLARO, AO PARCEIRO MEIO HOMEM-MEIO PEIXE COM SUAS BRILHANTES ESCAMAS AZULADAS.
MORANDO NUMA CASA JUNTO À FOZ DO RIO JURURURU, FOI À BEIRA-D'ÁGUA QUE O CHARMOSO TRITÃO SE INSINUOU PARA AS MULHERES RENDEIRAS E, COM ELAS, APRENDEU A FAZER RENDA. CABE À ELE EXECUTAR AS VELAS RENDADAS DAS MINIATURAS DE JANGADAS QUE O MARIDÃO ESCULPE NAS HORAS VAGAS EM QUE NÃO ESTÃO A PESCAR.
O ARTESANATO DO 'IVAN DO ESCAMOSO' REÚNE ELEMENTOS SIMBÓLICOS DA CULTURA CEARENSE: A JANGADA E O PESCADOR, A RENDA E O RENDEIRO... EM CASA, ONDE TRABALHA, TEM UMA MESA REPLETA DE MADEIRA, PALITOS, RAÍZES, LIXAS, LINHAS E FACAS BEM AFIADAS. O CORPO DA EMBARCAÇÃO É FEITO COM A RAIZ DA TIMBAÚBA E OS ACESSÓRIOS, COM MATERIAIS REUTILIZADOS. LEVA-SE EM MÉDIA DOIS DIAS PARA FINALIZAR UM EXEMPLAR.
"HÁ SEIS ANOS, COM A MORTE DE VOVÔ, RESOLVI ASSUMIR A CARPINTARIA NAVAL E A CONFECÇÃO DE MINIATURAS DE JANGADAS E CANOAS. O FATO DE SER CASADO COM UM TRITÃO E ANDAR NU COM OS PENTELHOS RASPADOS ATRAIU MUITA ATENÇÃO PARA O NOSSO TRABALHO. O DETALHISMO DE MINHAS JANGADINHAS, ALIADO AO PRECIOSO TRABALHO EM RENDA DAS VELAS FEITO PELO MARIDÃO, INCREMENTARAM A PROCURA", ATESTA O BELO PESCADOR, DESCULPANDO-SE POR ESTÁ SEM CAMISA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário